Macuco-preto ( Tinamus osgoodi ) é uma ave terrestre encontrada no sopé úmido e na floresta montanhosa dos Andes da América do Sul.
Todos os tinamous são da família Tinamidae e membros da infraclasse Palaeognathae .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Tinamous são os únicos membros de sua infraclasse que não são ratitas , podendo até voar, ainda que mal. Todos os paleognatos evoluíram de pássaros voadores pré-históricos, e os tinamous são os parentes vivos mais próximos desses pássaros.
Características do macuco-preto
O macuco-preto é uma ave terrestre atarracada, de cauda curta e asas arredondadas. É comparativamente maior do que outros tinamous e tende a ter cerca de 40 a 46 cm de comprimento, sendo as fêmeas um pouco maiores que os machos.
Um inhambu preto macho tem uma envergadura média de cerca de 234 a 248 mm embora não haja registro da massa média de um inhambu preto, um espécime masculino pesando 1.285 g foi examinado no Field Museum of Natural History.
É principalmente cinza ardósia, em vez de realmente preto, como o nome sugere. As partes superiores de um macuco-preto adulto são de um cinza uniforme, enquanto a parte central e as coberturas das asas maiores às vezes são marrons.
A parte inferior do peito e os flancos são de cor marrom fuliginosa, assim como a barriga. Possui cloaca rufescent, que pode ou não ter manchas pretas, dependendo da subespécie. Sua maxila é preta e sua mandíbula é cinza claro.
O macuco-preto tem pernas azul-acinzentadas e olhos castanho-escuros. Um macuco-preto adolescente é semelhante em cor, mas com manchas esbranquiçadas nas coberturas de suas asas.
Os filhotes de inhambu-preto geralmente têm a cabeça marrom-clara com uma ampla faixa marrom-canela que se estende da crista da cabeça até a nuca. Eles têm gargantas e queixos esbranquiçados.
O pescoço deles, a parte superior das costas e a parte superior do peito são de um marrom empoeirado. A parte inferior das costas e a garupa de um filhote de macuco-preto são de uma cor amarelada suja, e a parte inferior do peito e a barriga variam do marrom escuro ao marrom claro.
Habitat do macuco-preto
Esta espécie de ave é encontrada desde as planícies até as montanhas, dentro da floresta úmida pré-montana e montana , incluindo a floresta nublada , principalmente em florestas primárias.
Reprodução do macuco-preto
O único ninho conhecido estava no chão e continha 2 ovos azuis brilhantes. No Peru, adultos em condições reprodutivas foram registrados entre março e novembro, e um filhote foi encontrado em fevereiro.
Alimentação do macuco-preto
Praticamente nada se sabe sobre o comportamento do inhambu-preto, mas provavelmente é semelhante ao de seus parentes. Nozes foram encontradas na colheita de um espécime.
Estado de conservação do macuco-preto
O macuco-preto é classificado como Vulnerável pela IUCN com uma ocorrência de alcance de 11.600 km 2 (4.500 milhas quadradas). Em 2004, estimava-se que restassem menos de 10.000.
Existem poucos registros recentes da Colômbia. Anteriormente, era descrito como localmente comum no Peru, mas agora é raro naquele país.
O macuco-preto foi registrado em várias reservas, notadamente no Santuário Nacional Megantoni , no Parque Nacional Manú e na Reserva Comunal Sira no Peru, no Parque Nacional Sumaco Napo-Galeras no Equador e noParque Nacional Cueva de los Guácharos, na Colômbia.