O tentilhão vegetariano (Platyspiza crassirostris ) é uma espécie de ave do grupo de tentilhões de Darwin da família Thraupidae, endêmica das Ilhas Galápagos.
Este é o único membro do gênero Platyspiza, esta espécie é encontrado na América do Sul e Central e no Caribe.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do tentilhão vegetariano
O tentilhão vegetariano é um dos maiores tentilhões de Galápagos, que mede 16 cm de comprimento e variando de 29 a 40 g em massa.
Além disso, seu bico é largo e robusto, com um cúlmen fortemente curvado, os machos têm partes superiores cor de azeitona, com partes inferiores esbranquiçadas, com estrias borradas na parte inferior do peito e flancos; alguns pássaros mostram rufous nas partes inferiores.
Seus flancos inferiores e coberturas infracaudais são amarelos, com capuz, garganta, peito e flancos superiores pretos.
Sua íris é escura e seu bico é preto na época de reprodução e cor de chifre no resto do ano, as fêmeas são principalmente marrons na parte superior e esbranquiçadas na parte inferior, com a garupa amarelada e os flancos listrados de marrom na face, coroa, parte superior, garganta, peito e flancos, e mostram duas listras amareladas nas asas marrons.
Reprodução do tentilhão vegetariano
Pouco se sabe sobre a ecologia reprodutiva desta espécie. Produz principalmente na estação chuvosa, construindo um ninho abobadado e gramado com uma entrada lateral.
Sabe-se que a alimentação de namoro ocorre durante o namoro e a eclosão, com alguns casais passando comida para frente e para trás várias vezes.
Habitat
O tentilhão vegetariano habita na floresta em altitudes médias nas ilhas maiores, e não está presente nas ilhas de Española, Genovesa e Santa Fé.
Alimentação
O tentilhão vegetariano se alimenta principalmente de brotos, folhas, flores e frutas, ele arranca a casca dos galhos para chegar ao câmbio e ao floema que fica embaixo.
Canto do tentilhão vegetariano
O canto do tentilhão vegetariano é nasal e prolongado, com cada nota durando cerca de dois segundos, ele é transcrito como ph’wheeeuuuuu-íííúúú, é acentuado no final.
O canto do tentilhão vegetariano principal do pássaro é aguda e estridente, que se assemelha ao som de um sintonizador de rádio, ele também dá um pio choroso.
Conservação e ameaças
Embora incomum, o tentilhão vegetariano é comum em todas as Ilhas Galápagos. Seus números parecem estáveis, embora não tenham sido quantificados.
A União Internacional para a Conservação da Natureza os lista como uma espécie de menor preocupação porque nem o tamanho de sua população nem o tamanho de sua distribuição atingem os limites de preocupação.
No entanto, como toda a vida selvagem nativa das Ilhas Galápagos, ela é afetada por algumas atividades humanas.
Incêndios, sobrepastoreio de animais domésticos e selvagens e a introdução de espécies exóticas estão entre as principais ameaças. Encontra-se em sete das importantes áreas de aves estabelecidas nas ilhas.
Distribuição geografica
O tentilhão vegetariano é encontrado em Galápagos, San Cristóbal, Santa Cruz, Floreana, Isabela, Marchena, Santiago, Pinta e Fernandina.
A espécie se encontra de 0 a 500 m (0 a 1.640 pés) acima do nível do mar, embora seja mais comum em florestas perenes montanas, particularmente na zona de transição, seu alcance também se estende para a zona úmida e para baixo na zona árida.