Escrevedeira-aureolada ( Emberiza aureola ) é um passeriforme da família Emberizidae que pertence ao gênero dos Emberiza.
Até 2004, a União Internacional para a Conservação da Natureza considerava a escrevedeira-aureolada uma espécie de menor preocupação .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Desde 2004, foi gradualmente atualizado para o status de Criticamente em Perigo devido a rápidas quedas no tamanho da população. Está sujeito a forte pressão de caça na China, por onde passa a maioria dos espécimes durante a migração.
Características da escrevedeira-aureolada
A escrevedeira-aureolada é um pequeno passeriforme , variando de 14 a 16 cm de comprimento e pesando 17 a 26 g. Para um bunting , é grande e bastante atarracado.
O macho reprodutor tem partes inferiores amarelas brilhantes com estrias pretas nos flancos, partes superiores marrons , face e barra na garganta pretas e mandíbula inferior rosa.
A fêmea tem o dorso marrom-acinzentado fortemente listrado e a parte inferior amarela menos intensa. Ela tem um rosto esbranquiçado com coroa escura, listras nos olhos e nas bochechas. O juvenil é semelhante, mas a cor de fundo das partes inferiores e da face é amarelada.
Habitat da escrevedeira-aureolada
É um andarilho raro, mas regular, na Europa Ocidental. Há também cerca de 4 registros das Ilhas Aleutas do Alasca e um registro de 2017 de Labrador , Canadá.
A espécie hiberna em grandes bandos em áreas cultivadas, campos de arroz e pastagens, preferindo se empoleirar em campos de arroz.
Reprodução da escrevedeira-aureolada
A escrevedeira-aureolada se reproduz em áreas abertas que consistem em campos de arroz de água seca para forragem e caniçais para empoleirar-se, geralmente perto da água, e está presente na Sibéria .
Põe de quatro a seis ovos em um ninho no chão. Sua alimentação consiste em insetos quando se alimentam de filhotes e, caso contrário, sementes.
Alimentação da escrevedeira-aureolada
A escrevedeira-aureolada alimenta-se principalmente de sementes finas e insetos.
Canto da escrevedeira-aureolada
A chamada da escrevedeira-aureolada é um curto “zip” ou “zig” ou um “trssit” suave. A música é uma estrofe alta e melódica, algo como “djüldjül-tië-tië-zitü”.