Toqui-de-orelha-branca ( Melozone leucotis ) é uma especie de ave da família dos Passerellidae que pertence ao gênero dos Melozona.
é um grande pardal americano que ocorre localmente na América Central, principalmente no sopé, do sul do México e Guatemala ao norte da Costa Rica .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta ave é encontrada tipicamente em altitudes entre 500 e 2.000 m na vegetação rasteira e matagais de ravinas, bordas de florestas e outras florestas semi-abertas, incluindo matas secundárias e grandes jardins.
Características do toqui-de-orelha-branca
O toqui-de-orelha-branca medem cerca de 17 cm. Machos e fêmeas são semelhantes. Os lados da cabeça e da garganta são pretos e a coroa é cinza-ardósia, tornando-se verde-oliva quando se aproxima da nuca.
Como características diagnósticas na cabeça, uma mancha auricular, um anel ocular interrompido e as penas da área loreal são brancas ; devido a estes últimos, que formam pequenas manchas próximas aos olhos, a ave também é chamada de “quatro-olhos”.
A faixa ocular, que vai das laterais do pescoço até o olho, é amarelo ocráceo. O bico é preto.
As partes dorsais do corpo são marrom-oliva; os flancos do peito cinza e o peito branco, com uma mancha preta característica no centro. As partes inferiores da barriga e as coberturas inferiores da cauda são marrom-amareladas. Também nas asas há tons amarelados.
Os indivíduos juvenis têm uma cor mais opaca e o padrão facial não é tão marcado como nos adultos.
Habitat do toqui-de-orelha-branca
O toqui-de-orelha-branca habita vegetação densa, clareiras florestais, matagais e arbustos nas terras altas do sul do México , Guatemala , El Salvador e Costa Rica .
Reprodução do toqui-de-orelha-branca
O ninho, construído pela fêmea, é uma bola maciça de caules, gravetos e outros materiais vegetais construídos no solo ou a menos de 75 cm acima do solo, e escondidos entre bananeiras , orquídeas ou coberturas semelhantes.
A fêmea põe 2 ovos brancos com manchas marrons, que ela incuba por 12 a 14 dias. O macho ajuda na alimentação dos filhotes.
Alimentação do toqui-de-orelha-branca
O toqui-de-orelha-branca come sementes , bagas caídas , insetos e aranhas no chão.
Estado de conservação toqui-de-orelha-branca
A IUCN categoriza os grupos de subespécies (ou espécies) separadamente, ambos como viáveis.