Cricrió-de-cinta-vermelha ( Lipaugus streptophorus ) é uma espécie de ave da família Cotingidae que pertence ao gênero dos Lipaugus.
É encontrado em florestas úmidas que crescem nas terras altas de tepui no sudeste da Venezuela , oeste da Guiana e extremo norte do Brasil .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Apenas o macho tem o colar rosado que dá nome a esta espécie. A fêmea lembra a piha berrante , mas tem a boca canela.
Características do cricrió-de-cinta-vermelha
O macho adulto piha de colarinho rosa tem as partes superiores cinza escuro e as partes inferiores um cinza ligeiramente mais claro, especialmente na barriga.
Em volta do pescoço há um colar magenta largo e visível e há uma mancha de cor semelhante ao redor da abertura. A fêmea é semelhante ao macho, mas não possui o colar magenta e a área ao redor da cloaca é marrom-ferrugem.
Esta ave cresce até um comprimento de cerca de 22,5 cm.
É improvável que o macho seja confundido com qualquer outra espécie, mas a fêmea pode ser confundida com a fêmea piha gritante ( Lipaugus vociferans ), mas essa espécie é cinza uniforme e não possui a área ruiva ao redor da cloaca.
Habitat do cricrió-de-cinta-vermelha
O habitat do cricrió-de-cinta-vermelha é o sopé úmido e as florestas montanhosas e suas bordas, desde as camadas intermediárias até as copas das árvores. Encontrada de 1.000 a 1.800 (geralmente mais de 1.300) metros acima do nível do mar.
Distribuição geográfica
O cricrió-de-cinta-vermelha ocorre na fronteira da Venezuela , Guiana e extremo norte do Brasil em uma área estimada pela BirdLife International em 47.400 km² . Endêmica da área de Pantepui .
No Brasil, é encontrada na região de Uei-tepui e Roraima. Na Venezuela, reportou-se da Serra de Lema , Ptari-tepui , Aprada-tepui , Acopan-tepui , Uei-tepui e Roraima; na Guiana, entre outros da montagem Kowa e Kaieteur.
Reprodução do cricrió-de-cinta-vermelha
As fêmeas começam a construir o ninho na primavera. A coleta de material para o ninho começa em abril .
Alimentação do ricrió-de-cinta-vermelha
O cricrió-de-cinta-vermelha alimenta-se dos frutos das plantas (especialmente da família do melastoma ). Os frutos são colhidos em voo. Os insetos também estão presentes na dieta .
Canto do cricrió-de-cinta-vermelha
O canto do cricrió-de-cinta-vermelha é muito diferente, o macho piha de colarinho rosa ocasionalmente emitindo um ‘skreeeyr’ alto e agudo.