O perdiz-de-cauda-afiada (Tympanuchus phasianellus) é uma espécie de ave que pertence a família Phasianidae, também conhecida como perdiz- de-cauda-afiada ou perdiz-de-fogo.
Além disso, esta espécie é uma das três espécies do gênero Tympanuchus, encontrada em todo o Alasca, grande parte do norte e oeste do Canadá e partes do oeste e meio-oeste dos Estados Unidos.
O perdiz-de-cauda-afiada é a ave provincial da província canadense de Saskatchewan.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do perdiz-de-cauda-afiada
O perdiz-de-cauda-afiada têm uma cauda relativamente curta com as duas penas centrais de ponta quadrada e um pouco mais longas do que as penas externas da cauda, que dão à ave seu nome distinto.
A plumagem é mosqueada de castanhos escuros e claros sobre um fundo branco, são mais claros na parte inferior com um ventre branco uniformemente coberto por fracas marcações em forma de “V”.
Essas marcações distinguem a perdiz de cauda afiada das galinhas da pradaria menores e maiores, que são fortemente barradas em suas partes inferiores.
Os machos adultos têm uma crista amarela sobre os olhos e uma mancha violeta no pescoço, esta mancha de exibição é outra característica distintiva das galinhas da pradaria, pois as galinhas da pradaria machos têm bolsas de ar amarelas ou laranja.
A fêmea é menor que o macho e pode ser distinguida pelas marcações horizontais regulares nas penas do convés, em oposição às marcações irregulares nas penas do convés dos machos, que correm paralelas à haste das penas, as fêmeas também tendem a ter pentes menos óbvios.
Reprodução do perdiz-de-cauda-afiada
O perdiz-de-cauda-afiada fêmea seleciona um ou dois machos mais dominantes no centro do lek, copulam e então partem para nidificar e criar os filhotes na solitária do macho.
Ocasionalmente, um macho de baixo escalão pode agir como uma fêmea, abordar o macho dominante e lutar com ele.
Alimentação
O perdiz-de-cauda-afiada se alimenta no chão no verão e nas árvores no inverno, eles comem sementes, brotos, bagas, folhas, também insetos, especialmente gafanhotos, no verão.
Habitat
Esta espécie habita desde as savanas de pinheiros do meio-oeste superior oriental até a grama curta, grama média e pradarias de estepe arbustiva das Grandes Planícies e Montanhas Rochosas do Oeste.
Estado e conservação da espécie
O perdiz-de-cauda-afiada esta diminuindo em número e alcance devido à perda de habitat, mas no geral não são consideradas espécies ameaçadas.
Fotos do perdiz-de-cauda-afiada
Distribuição do perdiz-de-cauda-afiada
O perdiz-de-cauda-afiada ocupou historicamente oito províncias canadenses e 21 estados dos EUA antes da colonização europeia.
Eles variaram do extremo norte até o Alasca, sul até a Califórnia e Novo México, e leste até Quebec, Canadá, após a colonização europeia, a perdiz foi extinta da Califórnia, Kansas, Illinois, Iowa, Nevada e Novo México.