Sabiá-da-mata ( Turdus fumigatus ) é uma especie de ave da família dos Turdídeos que pertence ao gênero dos turdus.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É um tordo reprodutor residente na América do Sul , desde o leste da Colômbia , sul e leste até o centro e leste do Brasil , bem como na ilha caribenha de Trinidad e algumas das Pequenas Antilhas.
Características do sabiá-da-mata
O sabiá-da-mata tem 22 a 24 cm de comprimento. É avermelhado escuro na parte superior e avermelhado mais claro na parte inferior.
Existem cinco raças mal definidas, que diferem principalmente no brilho da plumagem.
Os sexos são semelhantes, mas os pássaros jovens são mais opacos, com partes inferiores recortadas, comuns em tordos imaturos.
Habitat do sabiá-da-mata
O habitat do sabiá-da-mata é uma densa floresta tropical .
Distribuição sabiá-da-mata
Pode ser encontrada em Anguilla e Antígua e Barbuda , Barbados , Bolívia , Brasil , Colômbia , Dominica , Granada , Guadalupe , Guiana Francesa , Guiana , Martinica , Montserrat , São Cristóvão e Nevis , Santa Lúcia , São Vicente e Granadinas , Suriname , Trinidad e Tobago e Venezuela .
Na América do Sul, a distribuição do tordo-da-canela, que abrange a Bacia Amazônica e o Escudo das Guianas , é dividida em duas zonas distintas.
Há uma população de médio porte que vive na costa sudeste do Brasil, esta estreita faixa costeira tem 300 km de largura e se estende desde o estado de Alagoas , no norte, até o Rio de Janeiro , por cerca de 2.300 km.
A outra área de distribuição da espécie está no nordeste da Colômbia e no sul da Venezuela e no Escudo das Guianas.
Reprodução do sabiá-da-mata
Seus grandes ninhos são feitos de galhos e têm formato de tigela. Eles os colocam nos galhos mais baixos das árvores ou nas samambaias.
São postos dois ou três ovos azul-esverdeados com manchas avermelhadas, que são incubados pelas fêmeas por 13 dias. Os filhotes levam de 13 a 15 dias para deixar o ninho.
Alimentação do sabiá-da-mata
O sabiá-da-mata se alimenta principalmente de formigas e outros insetos , mas também come bagas e minhocas.
Estado de conservação
A espécie tem uma grande área de distribuição, mas acredita-se que esteja diminuindo em número, embora não o suficiente para ser considerada ameaçada de extinção.
A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN lista as espécies como viáveis (LC).