Arapaçu-verde ( Sittasomus griseicapillus ) é uma espécie de ave da família Furnariidae , subfamília Dendrocolaptinae .
É a única espécie do gênero Sittasomus , mas alguns autores defendem que a atual se divide em mais de uma espécie.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É nativa da América tropical ( neotrópica ), onde se distribui desde o México , passando pela América Central e do Sul , até o norte da Argentina e norte Uruguai .
Características do arapaçu-verde
Mede entre 13 e 19,5 cm de comprimento e pesa entre 8 e 20 g . 9 6 A cabeça, coroa, garganta e parte superior das costas são verde-oliva; centro da parte inferior das costas e cauda marrom-avermelhada; o peito e a barriga são cinza.
Em voo apresenta uma faixa amarelada nas penas de voo que se cruza entre as longas penas das asas. O bico é fino, pequeno e reto.
Nos nuthatches, a plumagem bicolor é uma característica distintiva, mas esta espécie é caracterizada por não ter listras ventrais, barras, manchas ou escamas como a maioria de seus parentes.
Sua coloração é uniforme, conforme indicado por sua descrição de verde, oliva ou oliva, desde a cabeça até o abdome por ser cinza esverdeado; asas e cauda castanho-avermelhadas.
As asas abertas são atravessadas por uma faixa clara no meio. Na ponta de cada pena da cauda tem uma espécie de espinhos que a ajudam a subir e a sustentar-se subindo pelos troncos, voa para descer e repete o mesmo movimento.
Habitat do arapaçu-verde
Esta espécie é amplamente distribuída e geralmente comum em uma variedade de habitats silvestres e arborizados , tanto úmidos quanto decíduos e montanhosos. Principalmente em altitudes abaixo de 1.500 metros, mas até 2.000 metros em números menores.
Distribuição geográfica do arapaçu-verde
As numerosas subespécies são distribuídas do leste e oeste do México, através da Guatemala , Belize , El Salvador , Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Trinidad e Tobago , Guiana , Suriname , Guiana Francesa , Brasil , Equador, Peru, Bolívia , Paraguai, ao norte da Argentina e ao norte do Uruguai.
Reprodução do arapaçu-verde
Constrói seu ninho em um tronco alto, fino e oco de uma palmeira, com uma entrada larga voltada para o céu, e forrado com pedaços de folhas secas.
Alimentação do arapaçu-verde
Eles capturam insetos e outros artrópodes , bem como suas larvas e ovos, na casca e dentro de pequenos orifícios no tronco. Eles se associam a outras espécies de pássaros para seguir legiões de formigas de correição e capturar presas em fuga assustadas pelas formigas.
Canto do arapaçu-verde
Emite uma sequência muito rápida de notas altas que aumentam de volume e frequência, que finalmente decaem com pausas repetidas entre as músicas.
Sua chamada mais comum é um trinado rápido e agudo ” wu-wu-wu-we-we-we-we-ee-ee-ee-ee-we-we-we-we” . Os cantos variam acentuadamente de região para região, mas sempre parecem ser dados em longos intervalos.
Os pássaros ocidentais emitem um trinado rápido e semi-musical ” tr-rrrrrrrrrr-eu ” com duração de cerca de três segundos.
Da Amazônia ao sudoeste do Brasil e noroeste da Argentina eles dão uma série muito diferente de 6 a 14 notas sucessivamente altas e gradualmente mais sonoras « pu-pu-piu-piu-peh-peh-pií-peh» com uma ligeira queda no final.
No sudeste do Brasil eles dão uma série diferente de 8 a 10 enunciados « uiip » que caem no timbre e terminam em gagueira. No Nordeste do Brasil, a música mais frequente é um simples ‘ juit’ suave ou ‘ jui-du’ , ocasionalmente em série
Arapaçu-verde: características, habitat, reprodução, alimentação e canto