O limpa-folha-de-testa-baia (Philydor rufum) é uma ave passeriforme da família Furnariidae.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A espécie é encontrado nas encostas e florestas de altitudes até 1.800 m, onde geralmente acompanha bandos mistos no sub-bosque.
O limpa-folha-de-testa-baia ele vive no estrato médio vasculhando emaranhados de folhas secas.
Subespécies
O limpa-folha-de-testa-baia possui sete subespécies reconhecidas, das quais três ocorrem no Brasil:
– Dendroma rufa rufa: ocorre do leste do Brasil, dos estados de Goiás e Bahia até o leste do Paraguai e nordeste da Argentina;
– Dendroma rufa boliviana: ocorre no leste do Peru e na Bolívia, nas regiões de La Paz e Santa Cruz;
– Dendroma rufa chapadensis: ocorre no sudoeste do Brasil, no estado de Mato Grosso, na região da Chapada dos Guimarães.
Características do limpa-folha-de-testa-baia
O limpa-folha-de-testa-baia é uma ave que mede de 18 a 19 centímetros e pesa de 25 a 36 gramas, ele possui o vértice cinzento, que é precedido por uma distinta testa de cor amarelo ocre (baia) que lhe confere o nome comum.
Reprodução do limpa-folha-de-testa-baia
O limpa-folha-de-testa-baia costuma nidificar em buracos nos barrancos ou em ocos de árvores dentro da mata.
Alimentação
Esta espécie se alimenta no interior das matas dependurando-se sob folhas e galhos em busca de alimentos, como artrópodes, insetos e larvas.
Habitat
O limpa-folha-de-testa-baia habita no estrato médio e no dossel da floresta, onde procura alimento entre a vegetação, dependurando-se sob as folhas e galhos.
Distribuição geográfica
O limpa-folha-de-testa-baia é encontrado nas regiões sudeste da América do Sul no cerrado e pantanal do Brasil e Paraguai, bem como áreas costeiras do sudeste do Brasil, também extremo nordeste da Argentina.
Também ele é encontrado no oeste andino e noroeste da América do Sul, é encontrado na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.