Cisqueiro ( Clibanornis dendrocolaptoides ) é uma espécie de passeriforme da família Furnariidae pertencente ao gênero Clibanornis .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Este gênero foi monotípico até 2013, em que o gênero Hylocryptus e duas espécies do gênero Automolus nela foram incluídos. É nativa do centro-leste da América do Sul .
Características do cisqueiro
O cisqueiro mede entre 21 e 22 cm de comprimento e pesa entre 52 e 54 g. É marrom-avermelhado na parte superior, mais brilhante na coroa e na cauda, com uma distinta faixa pós-ocular acinzentada clara e fones de ouvido escuros.
Garganta com escamas pretas nas laterais; abaixo é acinzentado pálido. 8 O bico é preto com a base da mandíbula mais clara. As pernas são cinza esverdeadas. A íris é marrom.
Habitat do cisqueiro
Vive em florestas úmidas de baixa altitude e montanhas, até 800 m . Povoamentos densos de bambu ou outra vegetação perto da água são considerados seu habitat ideal , mas parece não estar restrito a eles.
Distribuição geográfica
Distribui-se pelo sudeste e sul do Brasil (sul de São Paulo ao norte do Rio Grande do Sul ), leste do Paraguai (registros em Caazapá , Alto Paraná e possivelmente sul de Caaguazú ) e nordeste da Argentina ( Misiones ).
Reprodução do cisqueiro
Não se tem informações seguras sobre as atividades reprodutiva desse especie .
Alimentação do cisqueiro
Pouco se sabe sobre dieta do cisqueiro sabe se apenas que é uma especie que se alimenta de pequenos insetos.
Canto do cisqueiro
O canto do cisqueiro é agudo, uma série de notas « staccato », a princípio bem enunciadas, terminando numa gagueira de duração variável, por exemplo « chet, chet, chet, chit-chit-chit-chit-chit ».