Mariquita-de-cabeça-rosa ( Cardellina versicolor ) é uma especie de ave da família dos Parulidae que pertence ao gênero dos cardelina.
uma pequena ave passeriforme encontrada nas terras altas do sudoeste da Guatemala e nas terras altas central e sudeste do estado mexicano de Chiapas. O adulto é principalmente vermelho, com cabeça e peito rosa-prateados.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É um residente bastante comum a comum de pinheiros úmidos a semi-úmidos, florestas e bordas sempre verdes e sempre verdes, em altitudes que variam de 1.800 a 3.500 m (5.900 a 11.500 pés) acima do nível do mar.
Características do mariquita-de-cabeça-rosa
A mariquita-de-cabeça-rosa mede 12,5–13,5 cm de comprimento, e pesa 10 g . Ambos os sexos têm uma plumagem semelhante , embora as fêmeas sejam, em média, um pouco mais opacas no geral.
O adulto tem partes superiores vermelho-escuras, peito rosa-prateado e partes inferiores vermelho-rosadas. Sua cabeça é rosa-prateada, com testa avermelhada, lores escuros e íris marrom-escuras. Seu bico é enegrecido, às vezes mostrando alguma cor de chifre na mandíbula inferior, e suas pernas são da cor da carne.
O juvenil é de um marrom rico com partes inferiores ligeiramente mais pálidas. No entanto, essa plumagem muda rapidamente . No final do verão, os pássaros jovens são praticamente indistinguíveis dos adultos; apenas seus crânios não ossificados os distinguem.
Habitat do mariquita-de-cabeça-rosa
Prefere florestas com sub-bosque denso e não perturbado , mas também é encontrado em florestas perturbadas com sub-bosque danificado em suas fortalezas na Guatemala; este é considerado um habitat abaixo do ideal. Embora esteja entre as espécies esperadas para ocorrer em El Salvador , ainda não foi relatado lá.
Distribuição geográfica
A mariquita-de-cabeça-rosa é endêmica das terras altas do centro e leste de Chiapas , no México, e do oeste da Guatemala.
É um residente bastante comum a comum de pinheiros úmidos a semi-úmidos, florestas de pinheiros perenes e perenes e bordas, em altitudes que variam de 1.800 a 3.500 m (5.900 a 11.500 pés) acima do nível do mar.
Reprodução do mariquita-de-cabeça-rosa
O ninho é construído no chão, é em forma de cúpula com uma entrada lateral, toutinegra rosa usa agulhas de pinheiro como material de nidificação e musgo para uso interno.
Uma ninhada consiste de dois a quatro ovos, o período de incubação é de onze dias, os pássaros jovens voam depois de dez a onze dias.
Alimentação do mariquita-de-cabeça-rosa
O mariquita-de-cabeça-rosa alimenta-se principalmente de insetos e outros invertebrados , que se alimentam principalmente de vegetação rasteira densa.
Canto do mariquita-de-cabeça-rosa
Sua chamada é alta, fina e um tanto metálica, e foi variavelmente transceptida como tsiu , ssing ou tseeip, também produz um chip baixo e fraco que usa para manter contato com seu parceiro.
Seu canto é composto por uma série de chilreios curtos e trinados, descritos como “claros e alegres”, lembrando um pouco o canto da toutinegra do mangue , além de ser mais lento e menos variado que o de Cardellina Ruber .
Só os machos cantam, embora seus cantos sejam ouvidos durante todo o ano, canta principalmente entre fevereiro e maio, e não canta durante a estação chuvosa de junho.