Mariquita-azul ( Setophaga cerulea ) é uma pequena ave canora da família Parulidae que pertence ao genro dos Setophaga.
É um migrante de longa distância, reproduzindo-se nas florestas de madeira de lei do leste da América do Norte. Na estação não reprodutiva, inverna na encosta oriental dos Andes na América do Sul, preferindo as florestas subtropicais .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Apresenta forte dicromatismo sexual : os machos adultos têm as partes superiores brancas e azuis cerúleo , com um colar preto no peito e listras pretas nas costas e flancos.
Características da mariquita-azul
Os adultos medem entre 11 e 12 cm de comprimento. Há evidente dimorfismo sexual e mudanças com a idade, mas sem mudanças sazonais na plumagem. Os machos têm cabeça e partes superiores predominantemente cerúleo.
No entanto, os lados do pescoço são brancos, as bochechas podem ter um tom acinzentado e pode haver algum contorno de uma linha supra-ocular branca. Na parte de trás há listras pretas. Nas asas e na cauda existem penas pretas nas partes distais.
Em cada asa há duas listras brancas e na cauda também há algumas manchas brancas. As partes ventrais são predominantemente brancas, mas há uma gola azul escura no peito que pode fechar ou não, e listras azuis ou pretas aparecem nas laterais.
As fêmeas têm a cabeça e as partes superiores verde-azuladas. O supercílio é branco. As partes ventrais são amarelo-limão com algumas manchas escuras nas laterais. Os juvenis são semelhantes às fêmeas adultas.
Habitat da mariquita-azul
O habitat de verão preferido da toutinegra cerúlea consiste em grandes florestas decíduas maduras e não fragmentadas.
A mariquita-azul prefere a floresta alta; sua ocorrência está, portanto, fortemente correlacionada com a presença de florestas subtropicais antigas ou plantações de café sombreadas. É encontrado em altitudes de 500–2.000 m em sua faixa de não reprodução.
Reprodução da mariquita-azul
A mariquita-azul é monogâmica. Sua curta temporada de reprodução permite que ela produza uma ninhada por ano.
A construção do ninho leva cerca de 7 dias. A fêmea põe de 3 a 5 ovos ao longo de cerca de 7 dias, a incubação dura cerca de 12 dias e os filhotes permanecem altriciais em média 11 dias.
Apenas a fêmea cuida do ninho, mas o macho freqüentemente fornece comida para a fêmea e para os filhotes.
Alimentação da mariquita-azul
A mariquita-azul alimenta-se quase exclusivamente de insetos e outros invertebrados .
Canto da mariquita-azul
A música é um zumbido acelerado zray zray zray zray zeeee . A chamada principal é um zumbido metálico zzee . Os machos usam suas canções para atrair parceiras em potencial e demarcar seu território.
Os mariquita-azul também são capazes de imitar o canto de outros pássaros ao lado de seu canto típico.
As fêmeas raramente cantam, mas costumam chamar durante o ninho. Uma chamada de alarme é usada para sinalizar a chegada de um predador ou outro pássaro ameaçando o ninho.