Canto do Jaburu é um vocalização ruidosa e intensa, que pode ser ouvida a longas distâncias. É um dos chamados mais conhecidos do Pantanal brasileiro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do Jaburu.
O jaburu é uma ave pernalta, tem o pescoço preto nu e o papo abaixo também é nu e vermelho.
A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta e atinge um comprimento de 1,4 metros, uma altura de 1,60 metros e um peso de 8 kg.
Pode atingir quase 3 metros de envergadura (medido de uma ponta de asa aberta à outra).
O bico tem 30 cm de comprimento, preto e muito forte e a fêmea costuma ser menor que o macho.
É uma cegonha como tal, voa com o pescoço e as pernas estendidos, ao contrário das garças e seus pescoços dobrados durante o voo.
Esta é uma ave que habita em margens de grandes rios e lagos com árvores esparsas e em outras áreas úmidas, onde se alimenta de peixes.
O jaburu é encontrado predominantemente desde a Região Norte até o estado de São Paulo, sendo que no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul é escasso.
Além disso, ele também é encontrado desde o México até o Paraguai, o Uruguai e o norte da Argentina, sendo que as maiores populações estão no Pantanal e no Chaco oriental, no Paraguai.
Classificação científica do jaburu
O jaburu (Jabiru mycteria) é uma ave ciconiiforme da família Ciconiidae, também conhecido como jaburru, tuiuiú, tuim-de-papo-vermelho e cauauá.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Charadriiformes;
– Família: Alcidae;
– Género: Fratercula;