A andorinha-de-coleira (Atticora melanoleuca) é uma ave da família Hirundinidae, conhecido também como andorinha-de-colar e andorinha-de-colarinho-preto.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a andorinha-de-coleira habita em savana seca e regiões subtropicais ou tropicais prados de baixada sazonalmente úmidos ou inundados.
Características da andorinha-de-coleira
A andorinha-de-coleira é uma ave que mede 14,5 centímetros de comprimento e pesa de 10 a 12 gramas, as partes inferiores são brancas e contrastam fortemente com a faixa azul-preto no peito semelhante a um colar.
Além disso, a cabeça, coroa, manto asas e cauda são azul escuro brilhante e esta coloração se torna mais preta e fosca nas asas e cauda que é longa e profundamente bifurcada.
Alimentação
A andorinha-de-coleira se alimenta de pequenos invertebrados capturados em vôo sobre os rios, ou em pedras e bancos de areia.
Habitat
Esta espécie habita em beiras de rios e córregos com cachoeiras, ele frequentemente empoleira-se em pedras no meio das corredeiras.
Além disso, ele apresenta comportamento semelhante ao da andorinha-de-faixa-branca, porém é vista com maior frequência voando alto sobre rios e florestas adjacentes, normalmente junto a outras espécies de andorinhas.
Fotos da andorinha-de-coleira
Distribuição geográfica
A andorinha-de-coleira é uma ave que pode ser pode ser encontrado no rio Amazonas, Bahia, Goiás, Pernambuco, alto rio Paraná, Iguaçu e oeste de Minas Gerais.