Canto da Cotovia é conhecido por ser um chamado melodioso e complexo, formado por uma série de notas musicais. É um canto estridente e alto que alcança várias distâncias.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto da Cotovia.
A cotovia tem tamanho médio, esguia, com asas bastante longas, um capuz ligeiro que pode ser levantado nos machos, um bico forte, uma cauda relativamente longa e uma garra traseira longa (unha do dedo do pé traseiro), o chamado esporão de cotovia.
O comprimento do corpo da ave é de 16 a 18 cm com um peso de 30 a 45 g. A cor básica do lado superior é bege a marrom avermelhado.
Por esse motivo, a parte superior da cabeça e o dorso, incluindo a garupa, apresentam finas listras e traços longitudinais marrom-escuros.
A parte superior do peito e os flancos são nitidamente escuros com listras longitudinais e traços em um fundo branco-amarelado ou bege claro, o resto do abdômen e flancos são brancos.
A envergadura varia de 30 a 35 cm. As asas são marrom-acinzentadas escuras, as primárias internas e as secundárias têm uma estreita faixa terminal esbranquiçada.
A cauda é marrom-acinzentada, a palheta externa da quinta cauda, contada de dentro para fora, tem uma borda esbranquiçada estreita, a palheta externa da cauda mais externa é quase completamente esbranquiçada e a palheta interna na metade distal é também predominantemente esbranquiçada.
A cotovia habita quase todo o Paleártico. A área de distribuição se estende de oeste a leste da Irlanda e Portugal até Kamchatka e Japão.
Na direção norte-sul, a área se estende desde o extremo norte da Noruega até o norte da África, até o extremo sul da Itália, incluindo a Sicília e o norte da Grécia; mais a leste de 68–69°N até o sudeste da Turquia, com ocorrências isoladas tão ao sul quanto as montanhas da Ásia Central e Tian Shan, Mongólia e Coréia do Norte.
Habita áreas abertas não muito úmidas e espaçosas com vegetação baixa e muitas vezes irregular de gramíneas e ervas.
Na Europa Central está amplamente ligada a áreas agrícolas, os principais habitats de reprodução são prados fertilizados, pastagens e campos.
Classificação científica da Cotovia
A cotovia (Alauda arvensis) é uma espécie de ave de tamanho médio da família das Alaudidae que habita quase todo o Paleártico.
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Classe: Aves,
-Ordem: Passeriformes,
-Família: Alaudidae,
-Espécie: Alauda arvensis,
Canto da Cotovia
O canto dos pássaros é executado pelos machos principalmente em vôo cantante; com menos frequência e depois mais curto do chão.
É longo e dura mais de 3 a 15 minutos e consiste em uma sequência rápida e ininterrupta de sons alternados e às vezes ritmicamente repetidos de rolar, trinar ou chilrear, nos quais imitações (por exemplo, de falcões ) são ocasionalmente entrelaçadas.
Com estes voos cantantes, característicos dos criadores em terreno aberto e utilizados para marcar o território, o macho substitui as aves canoras que faltam nesta paisagem .
Os machos cantam do amanhecer ao anoitecer, do final de janeiro a meados ou final de julho. As fêmeas também cantam, mas mais baixinho que os machos e pousados no chão.