O torom-carijó (Hylopezus macularius) é um pássaro da família Grallariidae, a espécie vive no interior e nas bordas de florestas úmidas tem hábito solitário, mas pode viver aos pares.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O torom-carijó normalmente é avistada quando está correndo no chão ou pulando perto do solo, apresenta uma plumagem mesclada.
O dorso tem coloração mais escura em tom de marrom, o papo é branco e o peito é rajado seguido de tons de castanho-claro.
Características do torom-carijó
O torom-carijó é uma ave que mede cerca de 14 cm de comprimento, a coroa é cinza, e possui um grande anel ocular bege, as costas marrom oliváceas, coberteiras das asas com pequenas pontas beges.
Além disso, a garganta branca com estria malar negra, peito amarelado com grandes pintas negras formando estrias irregulares, e meio da barriga branco e final do ventre castanho, e os pés compridos e rosados.
Habitat
O torom-carijó habita no interior ou as bordas de florestas úmidas de terra firme, particularmente nas áreas de clareiras com vegetação densa.
A espécie vive solitário ou, com menor frequência, aos pares, é difícil de ser visualizado, o que geralmente ocorre quando está correndo no chão ou pulando próximo a este.
Alimentação
O torom-carijó se alimenta de insetos, que obtém revirando a folhagem do chão.
Canto do torom-carijó
O canto do torom-carijó é uma série distinta de notas ocas, ouvidas a longa distância, com alguma variação regional, mas não se parece com nenhuma espécie na região.
Distribuição geográfica
O torom-carijó pode ser encontrado ao norte do rio Amazonas e a leste dos rios Negro e Branco (AM, PA, RR, AP), e nos países vizinhos da Venezuela e Guianas.