O torom-de-peito-pardo (Myrmothera simplex ) é uma espécie da família Formicariidae e da ordem Passeriformes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie pode ser encontrada no Brasil, Guiana e Venezuela. Os seus habitats naturais são: regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude.
Subespécies
O torom-de-peito-pardo possui quatro subespécies reconhecidas:
– Myrmothera simplex guaiquinimae: encontrado na região dos tepuis do sudeste da Venezuela, nos montes Guaiquinima e no tepui Paurai;
– Myrmothera simplex simplex: encontrado no sudeste da Venezuela, nas regiões de Gran Sabana do monte Roraima, e também na região adjacente da Guiana;
– Myrmothera simplex pacaraimae: encontrado no sudeste da Venezuela, na região do monte Pacaraima e na região imediatamente adjacente do norte do Brasil.
– Myrmothera simplex duidae: encontrado na região dos tepuis do sul da Venezuela, nos montes de Yaví, Duida e Neblina;
Características do torom-de-peito-pardo
O torom-de-peito-pardo é uma ave que mede 16 centímetros de comprimento e pesa entre 51,8 e 53 gramas.
Com relação a plumagem da espécie é de coloração marrom acastanhada na porção superior, sendo a região loral mais pálida.
Além disso, a espécie apresenta uma pequena mancha pós-ocular de coloração branca, a garganta é branca, e o peito ventre e crisso de coloração marrom acinzentado claro, a cauda é curta, olhos castanho escuros, bico escuro, pernas e pés cinza azulados.
Reprodução do torom-de-peito-pardo
O torom-de-peito-pardo constrói o seu ninho semelhante na aparência aos ninhos dos seus congêneres, é construído baixo do chão em formato de taça, onde coloca seus dois ovos.
Alimentação
O torom-de-peito-pardo se alimenta de inseto na serapilheira e entre as rochas cobertas de musgos.
Habitat
Esta espécie habita em regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude.
Canto do torom-de-peito-pardo
O canto do torom-de-peito-pardo é alto agudo e longo, ele emite um som de 6-12 assobios ocos, a série aumenta ligeiramente em tom, similar ao canto do tovaca-patinho.
Além disso, o canto desta ave é um som oco e melodioso, idêntico ao do tovaca-patinho; as duas espécies não sobrepõem em elevação.
Distribuição geográfica
O torom-de-peito-pardo é encontrado na Venezuela e Roraima, no Brasil.