Surucuá-de-barriga-vermelha ( Trogon curucui) é uma espécie de ave que pertence a família Trogonidae, conhecido também como dorminhoco, maria-teresa, barra-do-dia, peito-de-moça, perua-choca e cancão-de-fogo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Subespécies
A Surucuá-de-barriga-vermelha possui três subespécies reconhecidas:
– Trogon curucui curucui: encontrado na região úmida do oeste do Brasil, Paraguai e Bolívia.
– Trogon curucui behni: encontrado do leste da Bolívia até o sul do Brasil, Paraguai e norte da Argentina.
– Trogon curucui peruvianus: encontrado nas regiões sul e central da Colômbia até o Equador, Peru até o nordeste do Brasil.
Características da surucuá-de-barriga-vermelha
A surucuá-de-barriga-vermelha mede cerca de 25 centímetros de comprimento e pesa entre 39 e 60 gramas, os machos possuem o alto da cabeça azul, pálpebras amarelas, dorso verde, cauda negra com faixas longitudinais brancas, enquanto as fêmeas têm o alto da cabeça e o pescoço cinzentos.
Reprodução da surucuá-de-barriga-vermelha
A Surucuá-de-barriga-vermelha faz o ninho no cupinzeiro arborícola, cavando um túnel e uma câmara interna. Além disso, assim como no caso das outras aves que usam essa estrutura, o cupinzeiro está ativo e os cupins simplesmente fecham as passagens danificadas pela ave, sem perturbá-la.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de lagartas, cigarras, besouros e aranhas durante muito tempo, eles também se alimentação com frutinhos pequenos, em especial da embaúba.
Habitat
A surucuá-de-barriga-vermelha habita nos diversos ambientes florestados e ocasionalmente, nos capões de cerrado.
Canto da surucuá-de-barriga-vermelha
O canto da surucuá-de-barriga-vermelha é uma série rápida e levemente acelerada, ele emite um som de pow… pow… na velocidade de cerca de cinco notas por segundo.
Fotos da surucuá-de-barriga-vermelha
Distribuição geográfica
No Brasil a surucuá-de-barriga-vermelha é encontrada exclusivamente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.