Dom-fafe porto-riquenho (Melopyrrha portoricensis) é uma espécie de passeriforme da família Thraupidae, pertencente ao gênero Melopyrrha.
E um pequeno tira -fafe endêmico do arquipélago de Porto Rico, a espécie pode ser comumente encontrada em florestas densas em Porto Rico, exceto na ponta mais oriental da ilha.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Consome sementes, frutas, insetos e aranhas, O ninho é esférico, com entrada lateral. Normalmente são colocados três ovos verdes claros.
Características do dom-fafe porto-riquenho
O dom-fafe porto-riquenho mede de 17 a 19 cm de comprimento e pesa cerca de 32 g . Possui penas pretas com áreas vermelhas ao redor dos olhos, na região da garganta e abaixo da base da cauda.
Alimenta-se de sementes, frutas , insetos e aranhas. Construa um ninho esférico, com uma entrada lateral. A ninhada geralmente consiste em três ovos verdes claros.
Habitat do dom-fafe porto-riquenho
Acredita-se que o dom-fafe porto-riquenho sejam mais comuns em densas florestas montanhosas, mas também podem ser encontrados em florestas baixas com vegetação rasteira densa, plantações de café, áreas densamente arbustivas, matas costeiras secas e raramente em manguezais.
Eles também foram descritos como espécies de borda ou copa aberta. Embora tenha uma ampla distribuição na ilha, suspeita-se que tenha havido uma redução no alcance e na população geral.
Reprodução do dom-fafe porto-riquenho
Acredita-se que a principal época de reprodução do dom-fafe porto-riquenho seja de março a junho na floresta úmida subtropical e na floresta úmida subtropical e úmida de baixa altitude.
Todas as espécies do gênero Melopyrrha, endêmica do Caribe, é descrita como construindo ninhos abobadados ou globulares e pondo ninhadas de 2 a 3 ovos esverdeados opacos com marcas escuras.
A ave constrói uma estrutura esférica com materiais vegetais tecidos e gravetos. A parte interna geralmente é forrada com pedaços de casca. Há uma entrada lateral, mas o ninho também pode ser abobadado ou totalmente fechado com abertura lateral.
Coloca-se na forquilha, no galho ou na cavidade da árvore, mas também em arbusto ou moita. Pelas observações, acredita-se que a fêmea incuba por 14 dias.
Na eclosão, os filhotes ficam nus por 3-4 dias, após os quais as penas de vôo começam a crescer 10 dias depois e eles emplumam 14-15 dias após a eclosão.
Alimentação do dom-fafe porto-riquenho
O dom-fafe porto-riquenho é considerados principalmente frugívoros (e parecem preferir frutas quando disponíveis), mas também consomem outros materiais vegetais e animais.
Estado de conservção
O dom-fafe porto-riquenho tem uma área de distribuição limitada e está diminuindo em número, tanto que a união internacional de conservação IUCN o classifica como vulnerável. No entanto, a população ainda é relativamente grande, estimada entre 60.000 e 100.000 indivíduos adultos.