A abetarda árabe (Ardeotis árabes) é uma espécie de ave de grande porte que pertence a família Otididae, conhecido também como abetarda-do-saara encontrada em toda a região do Sahel na África e no sudoeste da Arábia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie faz parte do gênero de Ardeotis, embora pouco conhecido, parece ser uma espécie bastante típica desse grupo.
A abetarda é uma ave migratória que costuma ser solitária ou vive aos pares ou em pequenos bandos para o norte na zona do Sahel, para se reproduzir durante a estação chuvosa antes de retornar ao sul quando a estação seca começa.
Características da abetarda árabe
O macho da espécie é muito maior que a fêmea, eles são bastante semelhantes em aparência geral ao abetarda kori, com corpo marrom, pescoço cinza e parte inferior branca, mas são visivelmente menores, com uma constituição mais elegante e esbelta.
Além disso, eles também diferem por ter um padrão coberto de xadrez branco no final da asa dobrada, em oposição a vários padrões em preto e branco, como visto em outras grandes abetardas africanas.
Reprodução da abetarda árabe
O período reprodutivo ocorre durante a estação chuvosa antes de retornar ao sul quando a estação seca começa.
Além disso, o tamanho da ninhada de abetardas árabes é de um a dois ovos, colocados em um arranhão raso no chão.
As fêmeas são as únicas responsáveis pela incubação dos ovos e pela criação dos filhotes e quando a ninhada é ameaçada, observou-se que as fêmeas demonstram comportamento diversivo, por exemplo, chamando, recusando-se a fugir, para distrair os predadores em potencial dos filhotes.
Ameaças
A principal causa da diminuição parece ser a forte pressão de caça, com a degradação e destruição do habitat também desempenhando um papel importante.
Alimentação
A alimentação da abetarda árabe consiste de sementes e frutos de arbustos, como Cordia sinensis e melão selvagem.
Distribuição geografica
A abetarda árabe é encontrado em planícies semi-desérticas e áridas, é encontrado na Argélia, Burkina Faso, Camarões, Chade, Djibuti, Eritreia, Etiópia, Guiné-Bissau, Iraque, Quênia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Nigéria, Arábia Saudita, Senegal, Somália, Sudão e Iémen.