Ibis branco de Madagascar (Threskiornis bernieri) é uma especie de ave da família dos Threskiornithidae do gênero Threskiornis.
A IUCN listou o íbis-de-pescoço-amarelo como menos preocupante (LC, menos preocupante ) continuamente desde 1988 (a partir de 2019).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O colonialismo contribuiu para a expansão do habitat do ibis derrubando florestas e árvores e drenando pântanos para pastos e plantações.
Também utilizam áreas irrigadas e reservatórios de retenção. Em áreas que servem de refúgio na estação seca, parece não haver ameaça para essas aves.
Características do ibis branco de madagascar
Os ibis branco de madagascar são pássaros grandes, com cerca de 59–76 cm (23–30 pol.) De comprimento, com uma cabeça preta nua e um bico preto longo e curvado para baixo.
Eles têm uma plumagem distinta e altamente iridescente, que pode parecer marrom-escuro sujo bastante uniforme sob luz indiferente; as asas são escuras, com um brilho iridescente e multicolorido à luz do sol.
Eles têm um dorso preto-azulado brilhante, com um brilho metálico roxo, verde e bronze, e um colar escuro. A parte superior do pescoço é branca, assim como a parte inferior e a parte inferior; suas pernas são geralmente vermelhas perto do topo e cinza escuro em direção aos pés.
Os adultos têm penas cor de palha no pescoço, dando à ave seu nome comum. Sua envergadura é de cerca de 100–120 cm e o peso é geralmente de 1,1–1,5 kg .
Habitat do ibis branco de madagascar
Encontrado em torno de zonas húmidas rasas de água doce , pastagens cultivadas, margens de pântanos e lagoas e pastagens húmidas ou secas. Eles tendem a evitar áreas áridas e de água salgada e lodaçais costeiros.
Eles são extremamente nômades e estão constantemente em movimento em busca de habitats adequados. Eles são freqüentemente vistos de pé em galhos altos de árvores nuas, em silhueta contra o céu.
Reprodução do ibis branco de madagascar
As colónias reprodutoras da figo-da-índia encontram-se em zonas húmidas cobertas de juncos, arbustos ou árvores. Os ninhos geralmente ficam nas árvores; os ninhos também podem estar no solo em ilhas ou na borda de pântanos. No leste da Austrália, a estação chuvosa geralmente desencadeia a estação reprodutiva.
O ibis branco de madagascar se reproduz de agosto a janeiro no sul da cordilheira, de fevereiro a maio no norte. Põe de dois a três, raramente até cinco ovos. Ambos os pais estão envolvidos na reprodução. Os filhotes eclodem após 25 dias e emplumam-se após cinco semanas.
Alimentação do ibis branco de madagascar
O espectro alimentar do ibis branco de madagascar é muito grande. A composição depende das condições locais. A dieta inclui crustáceos, sapos, peixes, besouros, gafanhotos, lagartas, aranhas e caramujos aquáticos.
Estado de conservação
A IUCN listou o ibis branco de madagascar como menos preocupante (LC, menos preocupante ) continuamente desde 1988 (a partir de 2019).
O colonialismo contribuiu para a expansão do habitat do ibis derrubando florestas e árvores e drenando pântanos para pastos e plantações. Também utilizam áreas irrigadas e reservatórios de retenção.