O peneireiro-das-torres (Falco naumanni) é uma espécie de ave de rapina que pertence a família Falconidae, conhecido também como francelho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie de falcão tem como características garras brancas, cabeça cinzenta lisa, dorso liso e uma faixa cinzento-azulada no dorso.
Contudo, este pequeno falcão, que esteve à beira da extinção em Portugal, é hoje um ícone das planícies do Baixo Alentejo, e pode ser visto a peneirar, enquanto procura os insetos de que se alimenta.
Características do peneireiro-das-torres
O peneireiro-das-torres é um pequeno falcão com plumagem sexualmente dimórfica, os machos apresentam coloração azulada na cabeça, cauda e asa, dorso castanho-escuro e peito bege com pintas pretas.
Na relação, a fêmea e os filhotes apresentam dorso castanho-avermelhado, manchas pretas; cauda com listras marrom-pretas distintas.
Reprodução do peneireiro-das-torres
O peneireiro-das-torres põem de três a cinco ovos, que são incubados por ambos os membros do casal, o período de incubação é de cerca de 28 dias.
Os filhotes nascem cobertos de penugem branca, com cerca de 20 dias já apresentam pequenas penas e após cerca de uma semana estão prontos para voar, após o início do voo os filhotes são alimentados por cerca de duas semanas, período durante o qual. eles deixam a colônia onde nasceram.
Alimentação
O peneireiro-das-torres se alimenta de insetos como gafanhotos, escaravelhos e grilos-ralos e outros invertebrados como aranhas e centopéias.
Habitat
Esta espécie habita em clima com certa aridez, zonas abertas, planas ou ligeiramente onduladas, com cobertura vegetal fraca, habitações abandonadas ou paredes rochosas.
Fotos do peneireiro-das-torres
Canto do peneireiro-das-torres
O Canto do peneireiro-das-torres é alto e emite um som de tchak-tchak-tchak trissilábico, é bastante diferente do peneireiro-vulgar.
Distribuição geografica
O peneireiro-das-torres é encontrado na região mediterrânea do norte da África e sul da Europa, até ao interior da região euroasiática, em regiões estepárias ou agrícolas.