Cucal-preto-africano ( Centropus grillii ) é uma ave do gênero Cuco-esporão que pertence a família dos Cuculidae.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A espécie às vezes foi considerada coespecífica do cuco tuluk ( Centropus toulou ), mas difere em reputação, assim como o cuco de bengala ( Centropus bengalensis ), mas difere na aparência.
A ave é encontrada na África subsaariana do Senegal , Gâmbia e Costa do Marfim através de Camarões , Gabão a leste da Etiópia e Quênia , ao sul através da Bacia do Congo até Angola , norte da Namíbia , norte de Botswana , Zâmbia , Malawi , Zimbábue , Moçambique até o nordeste do Sul África .
Características do cucal-preto-africano
O cucal-preto-africano mede de 30 a 34 cm de altura e pesa cerca de 151 g. ou 35 a 38 cm e 95 a 150 g. É, portanto, o cuco de esporas africanas menor e de penas escuras, mais escuro que o cuco de esporas africana juvenil ( Centropus senegalensis ), e as asas são de uma cor castanha mais rica.
O macho em plumagem reprodutiva tem a cabeça toda preta, nuca ao manto, garganta, peito às partes inferiores, asas contrastando com um castanho claro sólido. A cauda é preta brilhante, a írismarrom escuro, bico e pernas são pretos.
Em sua plumagem lisa, a espécie é marrom-amarelada a marrom-escura, com faixas fortemente negras nas asas, dorso e cauda, coroa e manto são marrom-amarelados tracejados, uma faixa acima dos olhos não é claramente definida, a parte inferior é manchada de marrom .
A parte superior do bico é marrom, o bico inferior é cinza-azulado. A fêmea é maior. Os pássaros jovens têm faixas mais fortes por toda parte, também na coroa e na testa, a íris e as pernas são cinza-azuladas.
Eles podem ser distinguidos do cuco de sobrancelha branca ( Centropus superciliosus ) pela falta de uma faixa sobre os olhos.
Habitat do cucal-preto-africano
Esta ave vive em quase toda a África subsaariana , do Senegal ao Sudão e do sul à África do Sul . Está faltando em Djibouti , Somália e Norte da África ; está em passo no Níger .
Reprodução do cucal-preto-africano
A época de reprodução do cucal-preto-africano ocorre durante a estação chuvosa com capim alto, entre abril e julho nas costas do Gana, entre julho e agosto no resto do Gana e Nigéria, entre dezembro e fevereiro na Tanzânia e Zimbabwe, entre janeiro e maio no Malawi.
O ninho é uma tigela funda, bem escondida na grama funda, 20-40 cm acima do solo e é construída pelo macho, a ninhada consiste em 2-6 ovos. O macho incuba e também cuida dos filhotes.
Alimentação do cucal-preto-africano
A dieta do cucal-preto-africano consiste em insetos , aracnídeos , lagartos , invertebrados e sementes de plantas.
Canto do cucal-preto-africano
O chamado do macho é descrito como um “kuk-uk kuk-uk” regular, de som oco, repetido a cada dois segundos, também como um “hoo-hoo” repetido mais rapidamente, a música que lembra água borbulhante, em tom mais alto do que em outras Spur Cuckoos sem ficar mais alto no final.
A fêmea chama um “pop-op” monótono e repetido, mais alto e mais rápido que o cuco de sobrancelha branca.