Saíra-de-sobrancelha-escarlate ( Heterospingus xanthopygius ) é uma especie de ave da família dos Thraupidae que pertence ao gênero Heterospingus.
É nativa do noroeste da América do Sul e da ponta leste da América Central.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do saíra-de-sobrancelha-escarlate
A saíra-de-sobrancelha-escarlate masculina é preta com uma faixa de sobrancelha vermelha distinta e uma mancha branca na lateral do peito.
Ele também tem amarelo nos ombros e no bico superior, mas pode ser difícil de ver, especialmente em uma ave sentada.
A fêmea também tem a mancha branca no peito, mas é cinza em vez de preta e não tem a faixa vermelha na sobrancelha.
Habitat do saíra-de-sobrancelha-escarlate
Esta espécie é considerada incomum em seus habitats naturais : copa e bordas de florestas úmidas de várzea , desde o nível do mar até 800 m de altitude.
Distribuição geográfica
Distribui-se desde a ponta oriental do Panamá ( Darién ), passando pelo noroeste da Colômbia , passando pelos vales interandinos ao sul até Quindío e Cundinamarca , e ao longo da encosta do Pacífico no oeste da Colômbia, até o oeste do Equador (até Guayas ).
Comportamento saíra-de-sobrancelha-escarlate
A saíra-de-sobrancelha-escarlate é encontrada em áreas baixas e regiões montanhosas mais baixas. É visto em pares ou pequenos grupos em mata, borda de mata e mata jovem, às vezes pousado bem visível.
A ave frequentemente participa de bandos itinerantes de espécies mistas.
Estado de conservação
A saíra-de-sobrancelha-escarlate tem uma grande área de distribuição, mas acredita-se que esteja diminuindo em número, embora não o suficiente para ser considerada ameaçada de extinção.
A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN lista as espécies como viáveis (LC), A população é estimada em cerca de 50.000 a meio milhão de indivíduos adultos.