O cuco-de-peito-baio (Coccyzus rufigularis) é uma ave que pertence a familia Cuculidae, esta é uma espécie de ave ameaçada de extinção.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Esta espécie é endêmico da República Dominicana, na ilha caribenha de Hispaniola é possivelmente extirpado no Haiti.
Características do cuco-de-peito-baio
O cuco de peito baio mede cerca de 46 a 51 cm de comprimento, o bico da espécie é robusto e recurvado, com maxila preta e mandíbula amarela.
Além disso, os machos e fêmeas têm a mesma plumagem, e os adultos têm partes superiores cinza com castanho nas primárias da asa , rosto cinza, queixo e peito castanhos escuros, barriga ruiva clara e coberturas infracaudais cinza.
Com relação a sua cauda é preta com grandes pontas brancas, os juvenis aparentemente diferem dos adultos apenas por terem as penas da cauda mais estreitas.
Reprodução do cuco de peito baio
O cuco de peito baio possui a época de reprodução é de fevereiro até o início da estação chuvosa em junho.
A espécie constrói um ninho de plataforma solta de galhos em uma árvore e geralmente coloca o ninho de 3 a 6 m (10 a 20 pés) acima do solo e escondido em uma folhagem densa ou uma bromélia.
Alimentação
Esta espécie de ave tem uma dieta variada que inclui insetos adultos, lagartas, larvas, lagartos e ratos, e os pássaros jovens são alimentados principalmente com cigarras.
Canto do cuco-de-peito-baio
O canto do cuco de peito de baía é uma cua forte, frequentemente seguida por u-ak-u-ak-ak-ak-ak-ak-ak-ak ak-ak acelerado, ele também vocaliza um ú-wack-ú-wack-ú-wack.
Habitat
O cuco de peito de baía habita planícies e sopés de pelo menos 900 m, é encontrado em vários tipos de floresta, mas principalmente na estreita zona de transição entre áreas secas e úmidas .