Coleiro-do-brejo (Sporophila collaris) é uma espécie de ave da família Thraupidae, anteriormente classificados na família Emberizidae.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Encontrada no centro e centro-sul da América do Sul . Na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN , é classificado como Pouco Preocupante ( LC ).
Características do coleiro-do-brejo
O coleiro-do-brejo mede aproximadamente 10 cm de comprimento, os machos têm partes superiores marrons com asas pretas e cauda com penas de bordas claras.
Sua coroa e bochechas formam um capuz preto em forma de colar que envolve seu peito, sua garganta é branca e suas partes inferiores são bronzeadas.
Por outro lado, as fêmeas e os espécimes jovens carecem das manchas pretas, têm as partes superiores de cor marrom, as partes inferiores canela e a garganta esbranquiçada, os machos jovens não adquirem plumagem adulta até a segunda muda.
Habitat do coleiro-do-brejo
Esta espécie é considerada bastante comum no seu habitat natural : campos altos e matos próximos de zonas húmidas , abaixo dos 500 m de altitude.
Distribuição geográfica
Distribui-se principalmente na parte oriental do cone sul. do oeste da Bolívia , centro e sudeste do Brasil ao sul através do Paraguai, até o centro da Argentina, sul do Brasil e Uruguai.
Reprodução do coleiro-do-brejo
Nidifica nos galhos das árvores e entre os arbustos o ninho é feito com raízes, folhas e gramíneas, a fêmea põe de três a cinco ovos, incubando-os por 12 a 14 dias, são brancos e cinza com manchas marrons e ou roxas com listras marrons, os filhotes eclodem em torno de 30 dias.
Alimentação do coleiro-do-brejo
O coleiro-do-brejo alimenta-se principalmente de grãos.
Estado de conservação
A espécie possui ampla área de distribuição e o estoque é considerado estável. A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN, portanto, lista-o como viável (LC).