A garça-dos-recifes (Egretta gularis) é uma ave da família Ardeidae, de tamanho semelhante à garça-branca-pequena, distingue-se sobretudo pela plumagem mais escura.
Esta espécie é originária da África tropical e da Ásia, sendo de ocorrência muito rara em Portugal.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Subespécies
A garça-dos-recifes possui duas subespécies:
– Egretta gularis gularis: encontrada ocorre na região costeira do oeste da África, desde a Mauritânia até o Gabão, esta subespécie apresenta a coloração morfo escura mais intensamente escura que a subespécie schistacea.
– Egretta gularis schistacea: ocorre da região costeira do leste da África até o Mar Vermelho, no Golfo Pérsico e no sudeste da Índia e Sri Lanka, esta subespécie apresenta a coloração morfo escuro mais azul acinzentado do que o morfo escuro da espécie nominal.
Características da garça-dos-recifes
A garça-dos-recifes tem duas formas de cores de plumagem, há uma metamorfose totalmente branca e uma metamorfose cinza escuro, morfos também podem ocorrer com tons intermediários de cinza que podem estar relacionados à idade ou multicoloridos em cinza e branco.
O morfo branco é semelhante em aparência à garça pequena , mas tem um bico maior e mais amarelo, amarelo estendido nas pernas mais grossas e quando forrageando tende a ser muito ativo, às vezes também movendo sua asa ou usando-a para sombrear a superfície da água.
O morfo cinza tem uma garganta esbranquiçada e é improvável que seja confundido com qualquer outra espécie dentro do alcance desta garça com bico e pernas semelhantes ao do morfo branco.
Reprodução do garça-dos-recifes
A altura do ninho varia de cerca de 5 a 15 metros, mas ninhos muito baixos (até 0,6 metros) foram observados em árvores de mangue em salinas.
A ninhada usual é de três a quatro ovos que são azul claro como na garça pequena, a incubação começa quando o primeiro ovo é posto, resultando em pintos com disparidades de tamanho.
Ambos os pais se revezam para incubar e os ovos eclodem após cerca de 23 a 24 dias, os filhotes são brancos com manchas cinza.
Alimentação
A garça-dos-recifes se alimentados comem peixes, crustáceos e moluscos.
Habitat
O habitat de reprodução da garça de recife ocidental são as zonas húmidas costeiras, na região do Mar Vermelho, a época de reprodução é de junho a agosto.