Pato-de-crista-americano (Sarkidiornis sylvicola) é uma ave da família Anatidae que pertence ao gênero Sarkidiornis .
Nativa das zonas úmidas tropicais da América do Sul continental, ao sul da região do rio Paraguai , no leste do Paraguai sudeste do Brasil e extremo nordeste da Argentina, e acidentalmente também em Trinidad .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A maioria das autoridades taxonômicas dividiu esta espécie e o ganso em duas espécies separadas. O ganso penteado é geralmente menor em tamanho do que o ganso de barriga preta, e seus flancos são mais escuros (preto nos machos, cinza nas fêmeas).
Características do pato-de-crista-americano
O pato-de-crista-americano é uma das maiores espécies conhecidas de pato, variando de 56 a 76 centímetros de comprimento, com envergadura variando de 1,16 a 1,45 metros, pesando 1,03-2,9 kg.
Os adultos têm uma cabeça branca sardenta com manchas escuras, enquanto o pescoço e a parte inferior do corpo são totalmente brancos.
A parte superior do corpo é preto-azulado brilhante, com uma iridescência azulada ou esverdeada particularmente proeminente nas penas secundárias (penas do antebraço). O macho é muito maior que a fêmea e tem uma grande crista preta circular no bico.
Se avistados à distância, os espécimes mais jovens também podem ser confundidos com patos assobiadores. No entanto, juvenis com plumagem imatura raramente são vistos sem adultos por perto, facilitando sua identificação.
Habitat do pato-de-crista-americano
O pato-de-crista-americano está difundida no cinturão tropical da América do Sul , desde a Colômbia até o norte da Argentina, incluindo Bolívia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Reprodução do pato-de-crista-americano
Pato-de-crista-americano nidificam principalmente em ocos de árvores ou grama alta, construindo e enchendo seus ninhos com juncos, grama ou penas.
Os machos podem ter dois parceiros ao mesmo tempo ou até cinco em sucessão. Eles defendem fêmeas e filhotes, mas não locais de nidificação. Os machos que não têm uma fêmea ficam empoleirados nas árvores esperando uma oportunidade para acasalar.
As fêmeas colocam 7 a 15 ovos branco-amarelados . Várias fêmeas podem desovar em um único “ninho de despejo”, que pode conter até 50 ovos.
Alimentação do pato-de-crista-americano
O pato-de-crista-americano alimenta-se de vegetação de pastagem e, em menor escala, de pequenos peixes, invertebrados e sementes.
Estado de conservação
A espécie tem uma grande área de distribuição e uma grande população, mas acredita-se que esteja diminuindo em número, embora não o suficiente para ser considerada ameaçada.
A IUCN, portanto, classifica as espécies como viáveis (LC). A população mundial é estimada entre 25.000 e 100.000 indivíduos.