Alcaravão do Cabo ( Burhinus capensis) é uma espécie de ave que pertence a família Burhinidae, conhecido joelho grosso manchado, dikkop manchado ou joelho grosso do cabo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O alcaravão do Cabo é nativa das regiões tropicais da África Central e Austral.
Características do alcaravão do Cabo
O alcaravão do cabo que pode atingir até 45,5 cm de altura, a ave possui pernas longas e plumagem salpicada de marrom e branco que fornece camuflagem, dificultando a localização da ave nos campos e savanas onde ela vagueia.
Com relação sua cabeça é grande e redonda com um olho amarelo proeminente e um bico curto e robusto, quando em vôo ou em pé em uma posição característica com as asas levantadas, mostra um padrão contrastante marcante
Além disso, suas pernas são longas e amarelas e a articulação tibiotársica é alargada, dando-lhe o nome de joelho-grosso.
Reprodução do alcaravão do cabo
Este ave nidifica no chão, forrando um arranhão com capim, penas, seixos e galhos, a fêmea normalmente põe dois ovos, e machos e fêmeas criam os filhotes juntos, ambos trazendo comida de volta ao ninho.
Essas ave defenderão o ninho e adotarão uma postura defensiva com as asas abertas e a cauda erguida e até bicarão um intruso. Às vezes, os alcaravões do cabo fingem ferimentos para afastar os predadores.
Alimentação
O alcaravão do cabo caça exclusivamente no solo, alimentando-se de insetos, pequenos mamíferos e lagartos até ratos.
Comportamento
Esta espécie de ave é noturno e se agacha no chão durante o dia, dificultando sua localização, ele caça exclusivamente no solo, alimentando-se de insetos, pequenos mamíferos e lagartos.
Habitat
O alcaravão do cabo tem preferência por habitats abertos, charnecas secas com áreas de areia e pedras.
Fotos do alcaravão do cabo
Distribuição geografica
O alcaravão do cabo é nativo das pastagens e savanas da África subsaariana, e também pode ser encontrado do Senegal, Mali e Mauritânia no oeste até a Etiópia Quênia, Tanzânia e África do Sul no leste e sul.