Marreca-de-cabeça-preta (Heteronetta atricapilla) é uma especie de ave da família dos anatidae que pertence ao gênero heteronetta.
Seu comportamento reprodutivo é conhecido desde 1918,mas por muito tempo o pato cuco foi pensado para ser uma égua reprodutora opcional que apenas ocasionalmente põe ovos nos ninhos de outras espécies de aves.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Não foi até o final dos anos 1960 que se reconheceu que o pato cuco é uma égua de reprodução obrigatória que nunca cria seus filhotes. Outra característica incomum desta espécie de pato é que as fêmeas são significativamente maiores que os machos.
Características da marreca-de-cabeça-preta
A marreca-de-cabeça-preta macho pesa em média 512 gramas, as fêmeas são em média 10% mais pesadas e pesam 562 gramas. Os marrecos dos patos cuco usam uma plumagem anual em que a cabeça e o pescoço são pretos e o queixo e a garganta são manchados de penas brancas.
A plumagem do dorso é marrom-escura. O bico é preto na unha e na região da crista . As laterais são azul claro. A base do bico é vermelha durante a época de reprodução. Os patos cuco fêmeas têm a parte superior da cabeça cinza escuro.
As laterais da cabeça são esbranquiçadas; Uma faixa clara percorre a área dos olhos. A parte inferior da cabeça, o queixo e a garganta são esbranquiçados claros. A unha do bico e a crista são pretas como o macho. As laterais do bico são cinza-azuladas. Os pássaros jovens se assemelham à fêmea.
Habitat da marreca-de-cabeça-preta
Habita principalmente pântanos de água doce cuja planta dominante é o junco Scirpus californicus , e fora da época de reprodução pode ser encontrado em lagos, valas cheias de água e, às vezes, campos inundados.
Distribuição geográfica
as marreca-de-cabeça-preta vivem em pares ou em pequenos grupos à beira do cinturão de juncos de pequenos lagos e pântanos em regiões sem árvores.
As maiores densidades populacionais de patos cuco são encontradas na província de Buenos Aires, bem como em Córdoba, na Argentina.
Os patos cuco são basicamente pássaros residentes. A migração ocorre durante as estações secas.
Reprodução da marreca-de-cabeça-preta
A época de reprodução depende dos períodos reprodutivos das aves hospedeiras, na região de Buenos Aires, por exemplo, o período de reprodução na primavera cai entre setembro e meados de dezembro e, portanto, corresponde ao do pato peposa , uma das principais espécies de aves hospedeiras.
As marreca-de-cabeça-preta eclodem após um período de incubação de 24 a 25 dias, as duas espécies de galeirões, que são as espécies de aves hospedeiras preferidas, reproduzem-se desde o início da primeira oviposição 28 a 29 dias e cerca de 25 dias após a postura do último ovo, respetivamente.
A postura dos ovos ocorreu apenas quando as aves hospedeiras estavam nidificando na instalação. Filhotes incubados de patos cuco deixam o ninho e se juntam a um patinho com filhotes, não importa a qual espécie o patinho pertence.
Alimentação da marreca-de-cabeça-preta
O marreca-de-cabeça-preta se alimenta mergulhando. Embora haja pouca informação disponível sobre sua dieta, um componente principal parece ser sementes de Scirpus californicus , e caracóis um componente menor.
Canto da marreca-de-cabeça-preta
A marreca-de-cabeça-preta geralmente é silencioso, ele dá um ‘ quah quah ‘ baixo como parte de uma exibição de namoro e também um grunhido de duas notas seguido por um assobio: – gr-rump-freet , as fêmeas fazem ‘notas de cacarejar’.