Jacamim-das-costas-verdes ( Psophia viridis ) é uma espécie de ave gruiforme da família Psophiidae que pertence ao gênero Psophia.
È uma especie endêmica do sudeste da bacia amazônica no Brasil. Localiza-se na região entre a margem direita dos rios Madeira e Tocantins e o estado de Marañón , estendendo-se do sul até o norte do Mato Grosso.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do jacamim-das-costas-verdes
O jacamim-das-costas-verdes é um pássaro parecido com uma galinha, com pescoço e pernas longos e perfil corcunda. Tem 45 a 52 centímetros (18 a 20 polegadas) de comprimento. Os sexos são iguais.
A cor do bico varia de marrom escuro a verde brilhante e suas pernas e pés são marrom escuro a oliva esverdeado. Os adultos da subespécie nominal são em sua maioria pretos aveludados com um manto verde-oliva escuro e esfumaçado e manchas nas asas.
Eles têm uma mancha roxa iridescente na parte inferior do pescoço e as coberturas das asas externas têm pontas roxas iridescentes. A subespécie P. v. dextralis (incluindo interjecta ) tem um manto marrom escuro e uma mancha de asa que é verde-oliva no final.
Não tem iridescência no pescoço ou coberturas das asas. P. v. obscura é quase idêntico adextralis , mas tem uma pequena quantidade de iridescência roxa na parte inferior do pescoço e coberturas das asas.
Habitat do jacamim-das-costas-verdes
O jacamim-das-costas-verdes é encontrado na Bacia Amazônica do Brasil, ao sul do rio Amazonas. A subespécie nominal é a mais ocidental, encontrada entre o Rio Madeira e o Rio Tapajós .
Reprodução do jacamim-das-costas-verdes
Quase nada se sabe sobre a biologia reprodutiva do trompetista de asas escuras. Sua época de reprodução parece incluir janeiro a abril.
Os outros trompetistas são criadores poliândricos e cooperativos. Aninham-se em buracos de árvores feitos por outras espécies de aves.
Alimentação do jacamim-das-costas-verdes
Sua dieta não é conhecida em detalhes, mas inclui frutas, artrópodes , pequenos vertebrados e carniça. Às vezes, segue enxames de formigas para capturar presas em fuga.
Canto do jacamim-das-costas-verdes
Todos os trompetistas são altamente vocais. A canção do jacamim-das-costas-verdes foi descrita como “uma série de notas sussurrantes, dadas individualmente no início e depois dobradas”.
Ele também faz “várias notas ‘tset’ ásperas, agudas ou estridentes” como chamadas de contato e alarme.