Sanã-preta (Laterallus jamaicensis) é uma especie de ave da família Rallidae que pertence ao gênero Laterallus.
A sanã-preta raramente é visto e prefere correr na cobertura da densa vegetação do pântano a voar.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Sob a Lista Vermelha da IUCN, o sanã-preta está listado como ameaçado de extinção com populações decrescentes. A IUCN estima que restem entre 28.000 e 92.000 indivíduos maduros.
Características da sanã-preta
A sanã-preta, um dos menores trilhos do mundo, mede de 12 a 15 cm de comprimento e tem uma envergadura de 22 a 28 cm.
Possui cabeça cinza-escura (com coroa marrom-chocolate) e nuca e dorso castanhos ou avermelhados; as partes restantes das partes superiores e das asas são marrom-escuras, salpicadas ou estriadas de branco; os remiges secundários e a cauda são manchados de branco.
A área do queixo até a parte superior do abdome é cinza ardósia; os flancos, a parte inferior do abdômen e a parte inferior são cinza-escuro e listrados de branco. o bicoé preto, a íris escarlate e as pernas e pés cor de carne ou marrom.
Os gêneros são semelhantes. Os exemplares jovens, sem a zona avermelhada do dorso, são quase totalmente escuros.
Habitat da sanã-preta
A sanã-preta é encontrado em partes dispersas da América do Norte , Caribe e região do Pacífico da América do Sul , geralmente em pântanos salgados costeiros, mas também em alguns pântanos de água doce.
Está extinto ou ameaçado em muitos locais devido à perda de habitat, as maiores populações da América do Norte estão na Flórida e na Califórnia .
Reprodução da sanã-preta
Este trilho é territorial durante a época de reprodução e, ocasionalmente, os machos acasalam com duas ou mais fêmeas, os ninhos desta ave são colocados no chão, em vegetação densa e pantanosa ou em manchas de grama alagada.
Os ninhos são em forma de tigela e construídos com vegetação frouxamente tecida, a ninhada dessa ave geralmente consiste em seis a oito ovos salpicados de branco cremoso, com manchas marrom-avermelhadas. Esses ovos são arredondados e medem cerca de 23 por 17 milímetros.
São incubados por ambos os progenitores, em turnos de aproximadamente uma hora cada, durante 16 a 20 dias, os filhotes precoces então eclodem.
Alimentação da sanã-preta
A sanã-preta é uma alimentadora oportunista e consome uma grande variedade de alimentos. Sua dieta inclui sementes, insetos, crustáceos e moluscos.
Canto da sanã-preta
Freqüentemente, ele marcará sua presença com seu distinto chamado ki-ki-krr ou um rosnado agressivo, presumivelmente territorial. Isso é pronunciado principalmente durante a noite, quando esses pássaros são mais vocais.
O pico da vocalização ocorre durante as duas primeiras semanas de maio, quando os comportamentos de reprodução e corte também estão no auge.