Fuselo (Limosa lapponica) é uma especie de ave da família dos Scolopacidae que pertence ao gênero dos Limosa.
No mar de Wadden da Europa Central, o maçarico-de-bico é um migrante regular e frequente e hóspede de inverno. Algumas aves também passam o verão, especialmente na costa da Europa Central.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Os fuselo estão ameaçados em sua população global e foram colocados na Lista Vermelha Internacional de Espécies Ameaçadas em 2015.
Características do fuselo
O fuselo é muito semelhante em aparência ao maçarico-de-cauda-preta , mas tem pernas mais curtas. Seu bico também é um pouco mais curto que o do maçarico-de-cauda-preta e está sempre levantado.
O fuselo atinge um comprimento de corpo de 37 a 41 centímetros e pesa entre 230 e 360 gramas.
A plumagem dos machos é vermelho-ferrugem intensa na plumagem reprodutiva ; o das fêmeas, por outro lado, é um pouco mais opaco e de cor marrom-avermelhada no pescoço, peito e abdômen frontal. No vestido simples, a plumagem é marrom claro claro em ambos os sexos.
Seu bico tem 7-11 centímetros de comprimento. Com sua ajuda, o maçarico-de-cauda- barra pode puxar minhocas, caranguejos e outras criaturas para fora da areia ou dos lodaçais na maré baixa.
Este alimento pode dobrar seu peso nos trimestres de inverno. As reservas de energia são usadas para o voo de retorno à sua área de reprodução.
Habitat do fuselo
A espécie é encontrada em áreas de planície pantanosas e lamacentas perto de deltas de rios, lagos e oceanos. No Hemisfério Norte, a tundra aberta com florestas predominantemente de salgueiros e bétulas é uma das áreas mais procuradas.
Reprodução do fuselo
A época de reprodução geralmente começa em meados de maio e dura até o final de julho.
Uma vez que os espécimes chegam após a migração, são estabelecidos pares reprodutivos para os quais os machos realizam uma procissão nupcial que consiste em uma série de voos cerimoniais com a intenção de atrair a atenção das fêmeas.
Os ovos que têm uma cor de fundo escura são muito semelhantes aos do fuselo. Ambos os progenitores se encarregam de incubar os ovos, embora seja o macho que dedique mais tempo a esta tarefa.
Tem duração de 20 ou 21 dias após os quais os pintinhos eclodem seguindo a mesma ordem de postura. Os filhotes são nidífugos , nascem totalmente cobertos de penugem e nos primeiros dias de vida são alimentados e protegidos por ambos os pais.
Alimentação do fuselo
O fuselo alimentam-se principalmente de invertebrados, insetos, moluscos , crustáceos e vermes anelídeos.
Canto do fuselo
Em vôo, usam um chamado muito semelhante ao do maçarico-grande , siuii siuii , mas com um tom mais agudo.
Durante a paragem nupcial emitem um chamado poderoso, nasal e persistente; kuui-kuui-kuui , muitas vezes precedido por corredeiras uiuituet. Durante o inverno, eles geralmente são muito tranquilos.