Agachadeira-mirim ( Thinocorus rumicivorus ) é uma espécie de ave xerófila da família Thinocoridae que pertence ao gênero dos Thinocorus.
Reproduz-se na Argentina , Bolívia , Chile , Peru e foi registrado no Equador , Uruguai , Ilhas Malvinas , Ilhas Shetland do Sul e possivelmente no Brasil .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Diferentes subespécies são reconhecidas em lugares diferentes. O alcance do Lesser Snipe é estimado em aproximadamente 1.300.000 km².
Características do agachadeira-mirim
O agachadeira-mirim é o menor membro da família Thinocoridae. Eles têm caudas curtas e longas asas pontiagudas. Suas pernas e dedos são de um amarelo esverdeado opaco.
O bico do agachadeira-mirim é de cor cinza e é cônico como o de um tentilhão ou de uma perdiz-da-areia.
Os machos adultos têm rosto, pescoço e peito cinzas, e têm linhas pretas no centro da garganta que formam uma forma de “T” invertido. Os olhos são de cor cinza escuro.
Habitat do agachadeira-mirim
Seus habitats naturais são pastagens temperadas , pastagens subtropicais ou tropicais de alta altitude e pastagens, mas pode ser encontrado em habitats que vão desde praias arenosas até a estepe aberta e até mesmo alguns desertos abertos no norte do Chile.
Distribuição geográfica
Reproduz-se na Argentina , Bolívia , Chile e Peru . Eles são comuns em toda a América do Sul e foram registrados no Equador , nas Ilhas Malvinas , no Uruguai , no Brasil e em locais tão distantes quanto a Antártica .
Reprodução do agachadeira-mirim
Apenas a fêmea incuba os ovos. O tamanho médio da ninhada do menor seednipe é de quatro ovos postos em um simples ninho, que a fêmea enterra usando os pés (em vez do bico, como é visto em alguns Charadrii africanos) sempre que sai do ninho.
Se houver material vegetal solto e seco disponível, ela o usará para cobrir os filhotes até seu retorno. Este comportamento parece ter surgido independentemente em Thinocoridae .
O objetivo principal da cobertura do ninho em Thinocorus rumicivorus é provavelmente a ocultação de predadores, mas a termorregulação provavelmente também desempenha um fator.
Alimentação do agachadeira-mirim
O agachadeira-mirim alimenta-se principalmente de sementes, mas também comem folhas e brotos e, como tal, são estritamente vegetarianos em seu habitat natural.
Estado de conservação
Esta espécie tem uma distribuição extremamente ampla e é uma das aves mais comuns do sul da Patagônia. Segundo a IUCN, a população parece estável. Portanto, foi rotulado como espécie de menor preocupação.