O pilrito-comum ( Calidris alpina) é uma ave da família Scolopacidae, conhecido também como pilrito-de-peito-preto, é o mais comum dos pilritos europeus.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, este pilrito tem 17–21 cm de comprimento e as suas asas quando abertas atingem os 32–36 cm e a sua alimentação consiste em moluscos e crustáceos.
Características do pilrito-comum
O pilrito-comum adulto em plumagem reprodutiva mostra a distinta barriga preta que nenhum outro limícola de tamanho semelhante possui.
E no inverno é basicamente cinza acima e branco abaixo, os juvenis são marrons na parte superior com duas formas em “V” esbranquiçadas nas costas.
Eles geralmente têm marcas pretas nos flancos ou na barriga e mostram uma forte barra branca nas asas em vôo, as pernas e o bico ligeiramente curvado são pretos.
O comprimento do bico varia entre os sexos, sendo que as fêmeas têm bicos mais longos que os machos.
Alimentação
A alimentação desta ave consiste em moluscos, insetos, e crustáceos.
Habitat
Este espécie habitat em zonas húmidas costeiras e ocorre sobretudo ao longo da faixa litoral, os estuários.
Curiosidades sobre pilrito-comum
O pilrito-comum é uma ave limícola, e migradora de longa distância, um ponto curioso sobre ela é que estimou-se mais de 62 mil indivíduos permanecem em Portugal durante o inverno, mas muitas mais aves utilizam a costa portuguesa durante a sua migração para África.
Canto do pilrito-comum
O canto do pilrito-comum é uma chamada alta e emite um som de “peep” “peep””peep””peep” típico de maçarico e a música exibida é um trinado áspero.