Beija-flor de-veste-preta (Anthracothorax nigricollis) é uma especie de ave da família dos Trochilidae que pertence ao gênero dos Anthracothorax.
A espécie tem uma grande variedade, abrangendo partes dos países do Panamá , Colômbia , Trinidad e Tobago , Venezuela , Guiana , Suriname , Guiana Francesa , Brasil , Equador , Peru , Bolívia , Paraguai e Argentina .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O estoque é reconhecido pela IUCN classificado como “Pouco preocupante ” .
Características do beija-flor de-veste-preta
O beija-flor de-veste-preta atinge um comprimento de corpo de cerca de 11 a 12 cm, com os machos pesando cerca de 5,5 a 7,5 g e as fêmeas cerca de 6 a 7,3 g. O macho tem um bico preto ligeiramente curvo.
A superfície superior é verde bronze, a parte inferior é preta aveludada no centro do peito e abdômen com franjas verde-azuladas iridescentes. A cauda é predominantemente castanha com um tom roxo e franjas azuis escuras. O topo da fêmea é igual ao dos machos.
Na parte de baixo, eles têm uma faixa preta aveludada central do queixo à barriga, forrada de ambos os lados com branco largo. A cauda é semelhante à do macho, mas a fêmea possui uma larga faixa subterminal preta manchada de branco.
Beija-flor de-veste-preta às fêmeas, com penas marrons na cabeça e na parte inferior das costas. O verde no topo parece mais pálido e não brilha tanto. Eles geralmente têm penas brancas espalhadas na cabeça e no corpo e élitros fulvos.
Alguns machos quase adultos desenvolvem padrões de cores aberrantes, como longas listras brancas de barba ou coloração totalmente branca em forma de meia-lua que separa o preto da garganta.
Eles geralmente também têm uma mancha branca atrás do olho. As fêmeas dessa idade ocasionalmente apresentam manchas brancas e flancos marrom-alaranjados da garganta ao ventre.
Habitat do beija-flor de-veste-preta
O beija-flor manga-de-peito-preto vive em vegetação de jardim e árvores esparsas. Isso inclui parques, jardins, bordas de florestas, etc. em áreas secas e úmidas.
Também pode ser encontrado em encostas de montanhas usadas para agricultura por humanos, geralmente é encontrado em áreas tropicais em altitudes de até 1000 metros, na região norte do Orinoco , na Venezuela, foi observado até 1400 metros.
Reprodução do beija-flor de-veste-preta
O beija-flor manga-de-peito-preto se reproduzem de dezembro a julho, na costa norte da Venezuela de janeiro a abril, na Amazônia brasileira de julho a agosto e no leste do Equador em agosto.
Na Colômbia, acredita-se que eles se reproduzam o ano todo, eles constroem o pequeno ninho em forma de cálice com material vegetal fino e branco, que decoram com líquenes.
Costuma estar presa a ramos horizontais sem folhas, geralmente a alturas entre 8 e 15 metros acima do solo, mais raramente apenas 1 a 2 metros acima dos cursos de água, ás vezes, é exposto à luz solar por um longo período de tempo.
A altura do ninho é de 30 mm, o raio externo é de 45 mm e o raio interno é de 28 mm, a embreagem consiste em dois ovos, um ovo tem um tamanho de 14,3 a 16,5 por 9,1 a 9,5 mm com um peso de 0,61 g.
Cada ovo é posto em dias diferentes, o período de incubação varia de 16 a 18 dias, com apenas a fêmea incubando, os filhotes são pretos, os filhotes emplumam em cerca de 20 a 24 dias.
Alimentação do beija-flor manga-de-peito-preto
A beija-flor manga-de-peito-preto alimenta-se principalmente do néctar de árvores altas com flores ( Erythrina , Eucalyptus , Mabea , Spirotheca , Tabebuia , Spathodea ), bem como de uvas e arbustos ( Aechmea , Bauhinia , Calliandra , Leonotis , Russelia , Ixora , Hibiscus ).
Canto do beija-flor manga-de-peito-preto
A chamada consiste em sons hsl-hsl-hsl-hsl-hsl-hsl-hsl de sete sílabas que incluem sons sucintos de twick e tiuck, os machos cantam sentados em árvores altas, no entanto, estes não pertencem a leks específicos.