O mainá-de-crista (Acridotheres cristatellus) é uma espécie de ave que pertence a família Sturnidae, conhecido também como mainato-de-poupa.
Esta é uma espécie um pouco maior que o estorninho-preto, e se distingue pelas grandes manchas brancas nas asas, visíveis em voo, e pelo pequeno tufo de penas junto à base do bico.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Origem
O mainá-de-crista é uma espécie de origem asiática que foi introduzida em Portugal Continental, tendo-se estabelecido como nidificante.
Características do mainá-de-crista
O mainá-de-crista possui a plumagem negra com manchas brancas nas asas e uma pequena crista eriçada logo acima da base do bico amarelo.
Em grande parte de sua distribuição, é encontrado em fazendas, parques e cidades, nidificando em prédios e placas de rodovias e forrageando em pequenos bandos em canteiros centrais e lixões.
Reprodução do mainá-de-crista
Esta espécie de ave constrói seu ninho em vários lugares, e em uma floresta, constrói seu ninho em buracos causados por pica-paus ou podridão.
Além disso, a maioria dos ninhos é construída em abril ou maio, tanto o macho quanto a fêmea participam da construção do ninho.
Para construir o ninho, sabe-se que os mainás-de-crista com crista usam praticamente qualquer coisa que possam encontrar, desde grama a galhos e lixo.
Alimentação
O mainá-de-crista é uma ave onívora, e se alimenta de insetos, frutas, grãos, carne, estrume e lixo.
Habitat
A ave pode ser encontrada em uma ampla gama de habitats, desde áreas urbanas até áreas rurais, nas cidades, pode ser visto nos beirais dos edifícios, ao longo de estradas e vielas, perto de jardins e parques, em estacionamentos.
Fotos do mainá-de-crista
Canto do mainá-de-crista
O canto do mainá-de-crista é bem variado e as chamadas incluem assobios a gorjeios e gargalhadas.
Quando alarmado, a ave emite um som de jaaaay rouco, e em outras chamadas incluem uma série de chuffs ou riachos.
Distribuição geografica
O mainá-de-crista é encontrado no vale do Yangtze e no sudeste da província de Jiangxi, na China, e também foi registrado na Birmânia, Taiwan e Hainan.