O pica-pau-malhado-pequeno (Dendrocopos minor) é uma espécie de pica-pau que pertence a família Picidae, conhecido também como pica-pau-galego.
Além disso, esta espécie é mais pequeno dos pica-paus europeus, medindo cerca de 15 centímetros de comprimento.
O pica-pau-malhado-pequeno é bem discreta, que se faz sobretudo notar pelas suas vocalizações agudas e repetidas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pica-pau-malhado-pequeno
O pica-pau-malhado-pequeno mede cerca de 15 centímetros de comprimento, o macho tem uma coroa carmesim, uma testa marrom, uma faixa superciliar preta e outra da base do bico até o pescoço.
Já na nuca e a parte superior das costas são pretas, mas a parte inferior das costas é listrada em preto e branco, e nas asas há barras mais largas e visíveis, e as penas externas da cauda também são barradas.
Além disso, nas partes inferiores são brancas com estrias nos flancos, e o bico e as pernas são cinza-ardósia.
Na fêmea, a coroa é branca, mas os filhotes de ambos os sexos têm a cabeça mais ou menos carmesim, e não há mudanças sazonais marcantes.
Reprodução do pica-pau-malhado-pequeno
Este pica-pau assim como os demais põe seus ovos em um buraco que geralmente fica a uma altura considerável acima do solo e pode chegar a 30 ou 40 pés, 10 ou 20 metros.
Alimentação
O pica-pau-malhado-pequeno se alimenta de insetos e outros pequenos seres que procura freneticamente entre os ganhos e reentrâncias das árvores.
Além disso, durante a época de reprodução, os insetos que vivem na superfície da folhagem e da casca das árvores compõem uma quantidade maior da dieta.
Desta forma os filhotes são alimentados principalmente com insetos que vivem na superfície, como pulgões e larvas de insetos.
Habitat
Esta espécie encontra-se presente em Portugal, especialmente a Sul do Tejo, e habita em zonas florestais bem desenvolvidas, mormente de sobreiros e carvalhos.