O canto do cuco-canoro é composto por uma sequência de duas notas altas, o som emito soam como cu-cu…. cu-cu…, em Portugal a vocalização desta ave faz-se ouvir sobretudo de finais de Março a Junho.
Além disso, o canto do cuco-canoro é o mais conhecidos de todos os que podem ouvir no nosso território, pois ele anuncia a chegada da primavera.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do cuco-canoro.
O cuco-canoro é uma ave que pode alcançar até 34 cm de comprimento, 60 cm de envergadura e podem pesar cerca de 100g.
Com relação a cor da plumagem e na forma do vôo, o cuco lembra muito o gavião, apresentando cabeça e pescoço cinzentos.
As listras transversais na parte inferior do corpo aumentam a semelhança, e algumas fêmeas apresentam plumagem diferenciada, num tom marrom-avermelhado, denominada “fase hepática”, no entanto, esta é muito rara.
Esta é uma espécie de ave parasita, ou seja, em vez de construir um ninho, ele deposita os seus ovos nos ninhos de outras aves, nomeadamente de pequenos insetívoros, como a ferreirinha-comum, o pisco-de-peito-ruivo e o rouxinol-pequeno-dos-caniços, entre outras espécies.
O cuco-canoro se alimenta de pequenos invertebrados, sobretudo insetos, larvas peludas de alguns insetos são um de seus alimentos prediletos.
No entanto, ocasionalmente alimentam-se de frutos, sementes e até mesmo pequenos répteis ou anfíbios.
Classificação científica do cuco-canoro
O cuco-canoro (Cuculus canorus) é uma espécie de ave que pertence à família Cuculidae, esta ave possuem um canto várias vezes repetido, que pode ser ouvido a longa distancia.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Cuculiformes;
– Família: Cuculidae;
– Subfamília: Cuculinae;
– Espécie: C. canorus;
Canto do cuco-canoro