O painho-de-cauda-furcada (Hydrobates leucorhoa) é uma espécie de ave da família Hydrobatidae, também conhecida como tapereira.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do painho-de-cauda-furcada
O painho-de-cauda-furcada mede 18 a 22 cm, envergadura entre 43 e 48 cm, 38 a 54 g, ave é inteiramente preto-amarronzada, exceto uma larga faixa uropigiana branca que se estende de um flanco ao outro que é divida longitudinalmente por uma faixa marrom desbotada.
Além disso, a cauda relativamente longa e algo bifurcada, pálida faixa cinza-amarronzada, diagonal através das coberteiras superiores das asas.
Com relação ao bico é de cor preto, as pernas curtas e negras, nadadeiras negras, e não há dimorfismo sexual.
Alimentação
O painho-de-cauda-furcada se alimenta principalmente de crustáceos, mas come também pequenos peixes e lulas.
Reprodução do painho-de-cauda-furcada
O painho-de-cauda-furcada é uma ave que nidifica em colônias em várias ilhas do norte dos Oceanos Atlântico e Pacífico onde não há mamíferos predadores.
Além disso, a maioria deles cava buracos para fazer seus ninhos, mas alguns ocupam fendas entre pedras ou paredes de pedra.
Esta espécie de ave põe um único ovo de cor branca, que é incubado pelo casal por aproximadamente 41 a 43 dias, os primeiros voos acontecem quando o filhote está com 56 a 79 dias.
Distribuição geográfica
O painho-de-cauda-furcada é encontrado em todo Oceano Atlântico e Pacífico Norte, e alcança o litoral brasileiro, desde o Amapá até o trópico de Capricórnio, entre os meses de dezembro e maio.