O Rouxinol-bravo (Cettia cetti) é um pássaro que pertence a família Cettiidae, conhecido também como rouxinol cetia ou rouxinol bastardo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o rouxinol-bravo é uma espécie de passeriforme típica da Europa, sudoeste da Ásia e norte da África.
Características do rouxinol-bravo
O rouxinol-bravo é uma ave pequena que mede entre 13 e 14 cm de comprimento e não apresenta dimorfismo sexual, pelo que tanto o macho como a fêmea são iguais na cor e no aspecto, apresentando ambos uma discreta plumagem castanha.
Além disso, a diferenciação entre os sexos está no tamanho das asas e da cauda, pois enquanto o macho não possui registros de menos de 60 mm de comprimento de asa , o tamanho das asas da fêmea não ultrapassa 55 mm, portanto medir esses comprimentos é uma maneira fácil de fazer sexo.
Reprodução do rouxinol-bravo
A época de reprodução do rouxinol-bravo inicia-se em maio, sendo que a construção do ninho ocorre no mês de abril, a meio e sobretudo no final deste mês, cabendo à fêmea a tarefa de o fazer.
Além disso, os ninhos são construídos em forma de tigela pequena e funda, feitos de capim fino e serapilheira, com forro interior de pelos, penugem de salgueiro, crina de cavalo, capim muito fino, radículas e algumas penas.
No entanto, a maioria dos ninhos é construída perto das margens de córregos e cursos d’água, em baixa altitude ou mesmo no solo e entre vegetação densa.
Alimentação
Esta espécie de ave é insetívoro, e se alimenta de insetos, larvas, aranhas, vermes, moluscos e sementes.
Habitat
O rouxinol-bravo habita em zonas de vegetação baixa e densa, geralmente na proximidade da água, incluindo bosques ripícolas e caniçais.
Fotos do rouxinol-bravo
Canto do rouxinol-bravo
O canto do rouxinol-bravo é rico e explosivo emitido a coberto da vegetação, após cantar a ave frequentemente desloca-se para um novo local escondido, tornando a cantar, comportamento bastante diferente do de outras aves canoras.
Além disso, a sua vocalização pode ser ouvido da densa vegetação a qualquer hora do dia e durante todas as estações do ano, pois emite suas melodias mesmo nos dias frios de inverno, embora o faça com um pouco mais de ímpeto, força e insistência na primavera.
O canto do rouxinol-bravo não dura mais de três segundos, é poderoso, explosivo, muito característico e muitas vezes insistente, tornando-o fácil de reconhecer.
No entanto, é um pouco mais difícil descrever a melodia, que poderia ser explicada como um chiii breve e repentino que continua rapidamente com uma sucessão de 3 ou 4 notas que soam como chiqui-chiqui-chiqui ou cuchi-cuchi-cuchi.
Outras vezes apresentando pequenas variações um pouco mais vibrante. Além disso, a sua voz de alarme, também emitida ao longo do ano e que lança quando se sente ameaçado, é descrita como um tecque seco e duro e repete várias vezes.
Ao perceberem presenças estranhas em seu território, como o ser humano, os machos emitem um som rápido e estridente que soa como uich-uich-uich-uich!.
Distribuição geografica
O rouxinol-bravo pode ser encontrado na Europa, Portugal, no noroeste da África e leste do Paleártico até o Afeganistão e noroeste do Paquistão.