Ariramba-violácea (Galbula chalcothorax) é uma espécie de ave da família Galbulidae . É encontrada no Brasil , Colômbia , Equador e Peru .
A IUCN avaliou a ariramba-violácea como sendo de menor preocupação. No entanto, não é bem conhecido e parece ser geralmente incomum.
Provavelmente está ameaçado até certo ponto pela degradação da floresta e perda de habitat.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da ariramba-violácea
A ariramba-violácea tem 20 a 23 cm de comprimento e pesa 24,5 a 26,5 g. A coroa e o rosto do homem são verde-escuros e têm um brilho azulado.
As partes superiores e o peito variam do roxo avermelhado metálico ao vermelho acobreado. Tem uma garganta branca e uma barriga que aparece salpicada de preto e branco. A fêmea difere por ter a garganta e o ventre marrom-amarelados ou amarelos.
Habitat da ariramba-violácea
Habita bordas, aberturas e copa em mata de terra firme , tanto primária quanto secundária . Também é encontrado em florestas em solos arenosos e ao longo de cursos de água. Ele varia principalmente em elevação de até 500 m, mas foi encontrado em até 1.000 m no Equador.
Distribuição geográfica
A ariramba-violácea é encontrado no oeste da Bacia Amazônica , nos departamentos de Putumayo e Amazonas , no sudeste da Colômbia, no sul, no leste do Equador, no leste do Peru e no leste do Brasil, até o rio Juruá, no estado do Amazonas .
Reprodução da ariramba-violácea
Não há informações disponíveis sobre a fenologia reprodutiva do jacamar-roxo .
Alimentação da ariramba-violácea
A dieta da ariramba-violácea não foi documentada, mas presume-se que seja uma variedade de insetos voadores. Ele pousa sozinho ou em pequenos grupos, principalmente na camada de arbustos, e sai para capturar suas presas. Às vezes, junta-se a bandos forrageiros de espécies mistas.
Canto da ariramba-violácea
canto da ariramba-violácea é semelhante ao de outros jacamars, uma série ascendente “weeee weeee wi-deee wi-deee wi-deee wi-deee” que às vezes termina com um trinado. Sua chamada é “weeee”.