A gaivota-tridáctila (Rissa tridactyla) é uma espécie de ave que pertence a família Laridae, e do género Rissa, a ave parcialmente migradora, que pode ser vista em Portugal durante o Inverno.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie nidifica colonialmente em zonas costeiras, distribui-se pelas latitudes subárticas de todos os continentes, ocorrendo no norte e no centro da Europa, na Islândia, na Gronelândia, na América do Norte e na Sibéria.
Características do gaivota-tridáctila
A gaivota-tridáctila mede cerca de 37–41 cm de comprimento, tem cabeça e corpo brancos, dorso cinza, asas cinza com pontas pretas sólidas, pernas pretas e bico amarelo.
Além disso, os indivíduos ocasionais tem patas pretas, pelo bico amarelo ou preto e pelas asas prateadas com a ponta preta.
No entanto, no inverno, esta espécie adquire uma mancha cinza escura atrás do olho e uma gola traseira cinza, a conta também fica com uma cor verde-oliva escura.
Reprodução da gaivota-tridáctila
Esta é uma ave de reprodução costeira nos oceanos Pacífico Norte e Atlântico Norte, encontrada mais comumente na América do Norte e na Europa.
A gaivota-tridáctila se reproduz em grandes colónias nas falésias e é muito ruidosa nos criadouros, e a nidificação de gaivotas em penhascos ocorre apenas nas espécies de Rissa, e o kittiwake é capaz de utilizar os penhascos verticais mais íngremes, como é evidente em seus locais de nidificação na Ilha Staple, nas Ilhas Farne externas.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de peixes, e não o peixe é mais difícil de encontrar, a ave também come invertebrados como copépodes, poliquetas e lulas.
Canto da gaivota-tridáctila
O canto da gaivota-tridáctila é nomeado após sua chamada que se assemelha a um longo kit-ti-wake, além de sua chamada típica, esta ave têm uma ampla gama de vocalizações.
O canto da gaivota-tridáctila de saudação é usada pelos dois membros de um par quando se encontram no ninho após a ausência de um ou ambos os membros, antes e durante a cópula, a fêmea costuma vocalizar fazendo uma série de “guinchos” curtos e agudos.
Além disso, esta chamada também é usada pela fêmea para implorar por comida do macho (alimentação de corte), quando os predadores estão por perto, o alarme da aivota-tridáctila um “oh oh oh oh” será ouvido por toda a colônia, e vai vocalizar o dia todo por vários motivos e só vai parar quando o sol se põe.