Barbudo-rajado (Malacoptila striata) é uma especie de ave da família dos Bucconidae que pertence ao gênero Malacoptila.
A IUCN segue a taxonomia HBW e, portanto, tratou as duas subespécies de barbudo-rajado como espécies separadas.
A organização avaliou o barbudo-rajado como sendo de menor preocupação. Sua população estimada excede 72.000 indivíduos maduros, mas acredita-se que o número esteja diminuindo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do barbudo-rajado
O barbudo-rajado tem 17,5 a 20 cm de comprimento. O barbudo-rajado pesa de cerca de 40 a 47 g. é menor. A cabeça e as partes superiores do indicado são pretas com listras amareladas.
O rosto é ruivo ao redor do bico e tem um “bigode” fulvo ou branco. A asa é marrom com manchas amareladas; a cauda é marrom escuro liso. A parte superior do peito tem um crescente branco com uma faixa preta abaixo dele.
A parte inferior do peito é ruiva, o centro da barriga esbranquiçado e as laterais do peito e da barriga marrons opacas com vieiras amareladas. minor tem uma faixa do peito mais brilhante e suas partes inferiores são mais brancas sem barra.
Habitat do barbudo-rajado
A espécie habita uma variedade de paisagens semi-abertas, como as bordas da floresta úmida de baixada, floresta explorada e floresta secundária .
Frequentemente ocorre ao longo de estradas e nas bordas de clareiras, mas raramente no interior da floresta. Em elevação, varia do nível do mar até 2.100 m.
Reprodução do barbudo-rajado
A subespécie nominal do barbudo-rajado se reproduz pelo menos de outubro a dezembro ou janeiro.
Os dois ninhos conhecidos estavam em tocas escavadas em bancos de terra, mas faltam detalhes sobre sua fenologia reprodutiva, o próprio ninho e os ovos.
Alimentação do barbudo-rajado
Sua dieta não está bem documentada, mas acredita-se que seja principalmente de invertebrados.
Canto do barbudo-rajado
A canção do barbudo-rajado é “um assobio agudo de mais de 10 notas, como um pequeno tiranídeo , bieh, bieh, bieh… .” Sua chamada de alarme é “um seeee alto, fino, descendente … “.