Arapaçu-de-garganta-branca ( Xiphocolaptes albicollis) é uma ave que pertence a família Dendrocolaptidae, também agarradeira, arapaçu e cochi-de-garganta-branca.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie é encontrado é encontrada no Paraguai, na Argentina e no Brasil, especialmente na região Sul e Sudeste e no estado da Bahia, especificamente em florestas úmidas, incluindo araucárias, onde forrageia em todos os estratos da floresta.
Subespécies
Arapaçu-de-garganta-branca possui três subespécies reconhecidas
– Xiphocolaptes albicollis albicollis: ocorre do sudeste e sul do Brasil até o leste do Paraguai e no nordeste da Argentina;
– Xiphocolaptes albicollis bahiae: ocorre no leste do estado da Bahia no Brasil;
– Xiphocolaptes albicollis villanovae: conhecido apenas na região da localidade tipo de Vila Nova no sudoeste do estado da Bahia, no Brasil.
Características do arapaçu-de-garganta-branca
O arapaçu-de-garganta-branca é uma espécie que mede entre 27,5 e 33 centímetros de comprimento e pesa entre 110 e 130 gramas, seu bico negro brilhante, um tanto longo e curvo, apresenta garganta branca pura e ausência de estriação creme nas costas.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de grandes insetos, pequenos vertebrados, caramujos arborícolas e rouba ovos de aves que nidificam em cavidades nas árvores.
Habitat
O arapaçu-de-garganta-branca habita em mata, inclusive de araucária, capoeira, mata mesófilas e matas de galeria até 2000 metros de altitude, na mata ocorre em todos os estratos, amiúde a pouca altura.
Canto do arapaçu-de-garganta-branca
Canto do arapaçu-de-garganta-branca é bem característico e de longo alcance, mais ouvido no nascer e no pôr do sol, é uma série pausada e descendente de notas penetrantes.
Além disso, o seu canto é alto e pode ser ouvido a longa distância, com início lento, seguido de uma descendente série de 4-6 assobios.
Fotos do arapaçu-de-garganta-branca
Distribuição geográfica
O arapaçu-de-garganta-branca é encontrado no sudeste do Brasil, ocorrendo desde a Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, além do Paraguai e Argentina.