Chupa-dente-do-nordeste (Conopophaga cearae) é uma ave da família Conopophagidae, que em 2015 foi separado da espécie chupa-dente, conhecido também como mosquitinho do Ceará ou mosquitinho da Caatinga.
O chupa-dente-do-nordeste possui distribuição restrita nas florestas perenes e florestas costeiras, onde forrageia no sub-bosque.
Ele é encontrado no sub-bosque de florestas e arbustos no nordeste do Brasil, e esta classificado como Em perigo de extinção (EN) de acordo com a “Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção”.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do chupa-dente-do-nordeste
O chupa-dente-do-nordeste é uma ave que mede entre 11,5 e 14 centímetros de comprimento e pesa entre 16 e 27 gramas, e os sexos quase iguais.
Além disso, o macho colorido semelhante ao seu congênere chupa-dente, apresentando porém, a coroa, o pescoço, peito e flancos com coloração castanha mais intensa e a sobrancelha branca mais marcada e face nua cinzenta.
Em relação ao dorso pardo, ventre brancacento, maxila esbranquiçada, o macho apresenta tufo pós-ocular branco puro e muito vistoso, na fêmea tufo é cinza ou ruivo.
Reprodução do chupa-dente-do-nordeste
Esta espécie nidifica próximo ao solo ou a pouca altura, a construção do ninho envolve a colocação de galhos e folhas em galhos baixos ou arbustos para criar um ninho camuflado.
Além disso, a ninhada consiste em 2 ovos, mas é frequente que apenas um sobreviva para emplumar, os machos ajudam as fêmeas na incubação, os adultos em incubação tentam se camuflar quando os predadores se aproximam encolhendo-se no ninho e muitas vezes contam com as sombras para esconder sua cor ruiva.
Alimentação
O chupa-dente-do-nordeste se alimenta de pequenos artrópodes, é uma ave solitário ou aos casais, forrageia próximo ao solo, frequentemente sobre poleiros verticais no interior ou nas bordas das matas.
Habitat
O chupa-dente-do-nordeste habita predominantemente no sub-bosque denso, onde nidificam e se alimentam.
Canto do chupa-dente-do-nordeste
O canto do chupa-dente-do-nordeste é uma série de assobios que aumentam de volume gradualmente e o chamado é um ríspido tcheek, porém durante a época de reprodução, quando também canta, o macho produz, no crepúsculo, um ruído forte, brrro-brrro-brrro.
As vocalizações primárias apicalmente alargadas, o que é mais nítido na segunda e terceira primárias externas; pode até modular e prolongar este ruído de acordo com o trecho que transpõe voando, continua com este zunido quase que pela noite adentro.
No entanto, fora do acasalamento o hupa-dente-do-nordeste voa silenciosamente.
Fotos do chupa-dente-do-nordeste
Estado de conservação
O chupa-dente-do-nordeste é considerada estável, mas faltam estudos sobre os números reais da população, algumas fontes dizem que seu status deve ser alterado para vulnerável devido ao seu alcance restrito, o que o torna suscetível à perda de habitat.
Distribuição geográfica
O chupa-dente-do-nordeste é encontrado no nordeste do Brasil.