Rapazinho-estriado-do-oeste (Nystalus obamai) é uma especie de ave da família dos Bucconidae ue pertence ao gênero Nystalus.
A IUCN segue HBW em tratar o rapazinho-estriado-do-oeste como uma única espécie; é avaliado como sendo de menor preocupação.
Tomado como um todo, tem um alcance muito grande. Sua população não foi quantificada e acredita-se estar diminuindo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do rapazinho-estriado-do-oeste
O rapazinho-estriado-do-oeste oriental tem 19,8 a 21 cm de comprimento e pesa 43 a 47 g. Sua coroa é marrom-escura com manchas e barras ruivas, enegrecida na parte posterior.
Seu pescoço traseiro tem um colar largo e leucocitário. Abaixo disso há uma faixa preta e o resto das partes superiores são marrom escuro com manchas amareladas avermelhadas e (na parte traseira) barras.
A cauda é estreita e marrom-escura com finas barras ruivas, o rosto tem uma mancha branca na frente do olho; o resto do rosto é amarelado com finas estrias escuras.
O queixo e a parte superior da garganta são brancos; a parte inferior da garganta é ocre com finas estrias pretas que vai ficando mais clara do ventre até a garupa com listras mais pesadas.
O centro do ventre é mais branco e sem estrias, o bico é principalmente amarelo-oiva, o olho ocre pálido, as pernas marrons e os pés amarelo-oliva escuro.
Habitat do rapazinho-estriado-do-oeste
A espécie habita uma variedade de paisagens, incluindo as bordas de florestas tropicais úmidas , de terra firme e de pântano , e também florestas de transição.
Ele tende a ficar no subdossel ou no dossel. Em elevação ocorre até 1.325 m na Colômbia, 1.700 m no Equador, 1.200 m no Peru e 1.850 m na Bolívia. A espécie não é conhecida por migrar.
Distribuição geográfica
O rapazinho-estriado-do-oeste é encontrado no oeste da Bacia Amazônica , do sul da Colômbia ao sul através do centro do Equador e do centro e leste do Peru até o centro da Bolívia e do leste até o Brasil ao sul do rio Amazonas até o rio Madeira.
Reprodução do rapazinho-estriado-do-oeste
A atividade reprodutiva do papagaio estriado ocidental foi observada durante setembro no Peru e outubro na Colômbia.
O ninho fica em uma cavidade no final de um túnel escavado em um banco de terra ou areia. O tamanho da ninhada não é conhecido de forma conclusiva, mas acredita-se que seja de três ou quatro ovos.
Alimentação do rapazinho-estriado-do-oeste
O rapazinho-estriado-do-oeste caça saltando de um poleiro no dossel ou subdossel. Suas presas, grandes artrópodes ou pequenos vertebrados como lagartos, são levadas para o poleiro e espancadas novamente.
Canto do rapazinho-estriado-do-oeste
O canto do rapazinho-estriado-do-oeste é um assobio suave e triste, chicote, whi-wheeu, wheeeeeuu , com cadência distinta, primeiro subindo, depois diminuindo após uma breve pausa.
A música é normalmente dada logo após o amanhecer ou pouco antes do anoitecer, frequentemente, o macho canta primeiro e é rapidamente seguido pela fêmea em um tom ligeiramente mais baixo.