O canto do Jaó-do-sul é uma série de notas baixas e melancólicas e emite um som de woo wuh wuh wuh.
Além disso, a vocalização do Jaó-do-sul ocorre com frequência antes do começo da primavera e até antes de finalizar o verão.
O canto do Jaó-do-sul padrão consiste numa sequência de 4 notas, sendo a primeira alongada e descendente, e as seguintes curtas e lineares.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do Jaó-do-sul.
A vocalização emite também um único pio curto e agudo, como advertência ou desafio à outros machos da espécie. Principalmente quando os machos estão cuidando dos filhotes.
Além disso, o piado do Jaó-do-sul é ressoante e pode ser ouvido à distância, e no período da reprodução piam inclusive noite adentro.
O Jaó-do-sul habita na floresta atlântica primária, próximos de leitos secos de lagoas, recobertos por vegetação rasteira entremeada por gramíneas.
E pode ser encontrado nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Classificação científica do Jaó-do-sul
O Jaó-do-sul (Crypturellus noctivagus) é uma ave que habita a Mata Atlântica costeira do Sudeste ao Sul do Brasil, conhecido popularmente por jaó-do-litoral, jaó-da-mata, juó ou juô.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Tinamiformes;
– Família: Tinamidae;
– Espécie: C. noctivagus;
Canto do Jaó-do-sul