Petrim ( Synallaxis frontalis) é uma ave que pertence á família Furnariidae, conhecido popularmente de Sem-fim (Pernambuco).
Além disso, o petrim vive aos pares e tem o comportamento esquivo típico das aves de seu gênero, sendo, em geral, mais ouvido do que visto.
A espécie é encontrado na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai e ocorre em florestas secas tropicais ou subtropicais, florestas tropicais ou subtropicais húmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Origem
O petrim é uma espécie nativa da América do Sul.
Características do petrim
O petrim é uma espécie de ave que mede entre 14 e 16 centímetros de comprimento e pesa entre 11 e 17 gramas.
Além disso, o adulto destaca-se pela coloração geral marrom-acastanhado, a cabeça apresenta a fronte escura, de coloração marrom-acinzentada, nem sempre presente.
Em seu coroa a plumagem é castanho-avermelhada, uma listra superciliar mais clara aparece em boas condições de luz, bem como os olhos amarelo-alaranjados, circundados por algumas penas cinzas mais claras.
A área ventral é cinza claro, a garganta é esbranquiçada com manchas pretas, o peito é cinza claro e o ventre é esbranquiçado, o dorso marrom oliva.
Com a remigração, as coberturas das asas são vermelhas contrastando com o dorso marrom-oliva.
A cauda também é vermelha, assim como as coberturas das asas, a teia central da cauda é marrom-acastanhada.
Reprodução do petrim
Os pares usam o ninho durante todo o ano para procriar ou dormir, ele se comunica com chamadas baixas e durante a época de reprodução (julho a dezembro) emite chamadas altas que se traduzem em nomes comuns.
Um ninho típico desse gênero constrói bolas de paus de vários tamanhos e utiliza tubos laterais do mesmo material dentro de forquilhas e buchas.
Alimentação
O petrim se alimenta de insetos e suas larvas, aranhas, opiniões e outros artrópodes, moluscos etc.
Habitat
Esta espécie vive em casais no meio dos arbustos dos cerrados, cerradões e matas secas, e aparece nas partes sempre secas da mata ciliar.
Canto do petrim
O canto do petrim é uma série aguda de “tepee-tepee”, repetida por longos períodos.
Além disso, a sua voz é composta por duas notas, a segunda mais alta, sendo o canto repetido continuamente, em especial no começo da manhã.
Fotos do petrim
Distribuição Geográfica
O petrim é encontrado em quase todo o Brasil, exceto no extremo-oeste da Amazônia.