A maria-leque (Onychorhynchus coronatus) é um pássaro que pertence á família Onychorhynchidae, porpularmente conhecida lecre, maria-lecre, pavãozinho e maria-leque-da-amazônia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A maria-leque geralmente é encontrado só ou aos pares nas sub copa, onde voa ativamente atrás de insetos.
A espécie tem um topete no formato de leque, que raramente é aberto revelando as cores vermelho e azul-violeta, o bico é longo e o uropígio e cauda são de coloração canela.
Subespécies
A maria-leque possui duas subespécies reconhecidas:
– Onychorhynchus coronatus coronatus: ocorre no sul e leste da Venezuela, nas Guianas e no leste da Amazônia brasileira a leste do rio Negro e rio Tapajós.
– Onychorhynchus coronatus castelnaui: ocorre no leste da cordilheira dos Andes, desde o sudeste da Colômbia e extremo sul da Venezuela até o leste do Equador, leste do Peru, norte da Bolívia e no oeste da Amazônia brasileira, a oeste do rio Negro e rio Madeira.
Características da maria-leque
A maria-leque é uma ave que mede entre 15 e 17,5 centímetros de comprimento e pesa entre 13 e 21 gramas, ela possui uma crista colorida espetacular mas raramente vista.
Geralmente é carregado na posição horizontal e raramente exibido, mas quando totalmente estendido forma um grande e impressionante formato de leque e exibe a impressionante combinação escarlate, preto e azul do macho.
Nas fêmeas, a cor vermelha da crista muda para laranja, a cor geral é um marrom claro uniforme, um tom menos intenso.
As asas têm manchas branco-amareladas nas penas encobertas (mais do que no rabo-de-leque sul) e as penas vermelhas primárias são pretas.
A garupa e a cauda do fantail são marrons, o fundo é mais claro, há uma pequena mancha esbranquiçada no pescoço (mais proeminente que o maripan do sul) e o peito e a barriga são bege.
Reprodução do maria-leque
Esta espécie faz o ninho no formato de uma bola de aspecto desordenado e é construído com folhas secas, nos arredores de riachos sombreados e a fêmea põe cerca de 2 ovos.
Alimentação
Esta espécie de ave que se alimenta de insetos.
Habitat
A maria-leque habita no sub-bosque de florestas úmidas de terra firme e de várzea e em capoeiras, sendo mais frequente nas bordas.
Esta ave é famosa por seu penacho vistoso, que abre como um leque, fazendo com que pareça maior e mais forte do que é na realidade.
Fotos da maria-leque
Distribuição geográfica
A maria-leque pode ser encontrada em toda a Amazônia brasileira e também nos demais países amazônicos como Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.